Band Vale

PM Ambiental resgata aves mantidas em cativeiro em Tremembé

Animais foram encontrados em condições precárias, com falta de alimentação adequada e água disponível

Redação Band Vale

Aves não estavam em condições de serem soltas imediatamente
Aves não estavam em condições de serem soltas imediatamente
Divulgação/ PM Ambiental

Uma operação do 3º Batalhão de Polícia Ambiental, em resposta a uma denúncia de aves em cativeiro, levou os PMs até o bairro dos Guedes, em Tremembé na tarde desta quarta-feira (01). No local, a equipe resgatou nove aves silvestres com sinais de maus-tratos.

Durante a inspeção no local da denúncia, o proprietário acompanhou os policiais e revelou a presença das aves. Embora não tenha sido constatada evidência de caça, diversas aves foram encontradas em diferentes áreas da propriedade.

Além disso, os animais foram encontrados em condições precárias, com falta de alimentação adequada e água disponível, além de abrigo insuficiente para proteção contra as intempéries. Entre as aves apreendidas, destacam-se três Coleirinhos, quatro Canários-da-Terra verdadeiros e dois Trinca-Ferros verdadeiros, todos sem anilhas de identificação.

Devido aos indícios de domesticação, as aves não estavam em condições de serem soltas imediatamente. Diante disso, os pássaros serão encaminhados para o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) de Lorena, SP.

Como consequência das infrações constatadas, foi lavrada uma multa no valor de R$ 4.500,00, conforme estipulado pelo art. 25, parágrafo 3°, inciso III da Resolução SIMA 005/21, por ter em cativeiro espécimes da fauna silvestre sem a devida licença do órgão competente.