Band Vale

PM apreende mais de 33 toneladas de peixes em pesca ilegal, em Ubatuba

Ocorrêncua durou mais de 34 horas e grupo de 15 pescadores é multado em R$ 26 milhões

Redação Band Vale

Peixes apreendidos em Ubatuba
Peixes apreendidos em Ubatuba
PM Ambiental

Um grupo de 15 pescadores foi multado em R$ 26 milhões pela Polícia Militar Ambiental durante um flagrante de pesca ilegal em Ubatuba. No total, mais de 33 toneladas de peixes foram apreendidas. O caso começou na quinta-feira, 2 de maio, e terminou ontem, totalizando mais de 34 horas de ocorrência. O caso foi divulgado neste sábado, 4, pela corporação.

Segundo a PM, a equipe visualizou uma embarcação pesqueira industrial, do tipo traineira, registrada no Estado do Rio de Janeiro, com 15 tripulantes a bordo, em atividade de pesca na modalidade de cerco, próximo ao Saco das Bananas. O local proibido para qualquer atividade de pesca profissional industrial, configurando crime ambiental.

Após abordagem, foi constatado que 4 tripulantes não possuíam a devida carteira de pescador profissional, contrariando também a legislação pesqueira vigente         

Ainda durante a vistoria, os policiais militares localizaram grande quantidade de pescado no porão da embarcação,  em sua grande maioria das espécies espada e corvina, totalizando 33.190 quilos de peixes

O barco foi então escoltado até local seguro para atracar e realizar a devida descarga, pesagem e identificação das espécies, iniciou-se então a destinação. Por causa do horário noturno, não foi possível nenhum órgão receber o pescado como doação, sendo realizada a escolta no local durante toda madrugada, reiniciando a descarga, pesagem e destinação de todo o pescado, para os Fundos Sociais e instituições filantrópicas dos municípios do Litoral Norte.

Além da multa, os infratores terão de comparecer a SEMIL – Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo, para prestar esclarecimentos, e também poderão ser solicitados pela autoridade de polícia judiciária, a qual foi noticiada do crime.

A embarcação, um barco de apoio e a rede de cerco com 700 metros de comprimento utilizada no crime ambiental, foram apreendidos. 

Tópicos relacionados