Band TV International
Are you ready for Brazil?

Esse Viver Ninguém me Tira

Aracy Moebius de Carvalho foi chefe do setor de passaportes do consulado brasileiro em Hamburgo, na Alemanha. Lá conheceu - e se apaixonou - pelo escritor Guimarães Rosa e ajudou vários judeus a imigrarem para o Brasil, escapando do nazismo. Aracy faleceu esquecida, vítima do Alzheimer, mas permanece viva na memória daqueles que só existem hoje graças a sua insubordinação.

CUBA, MUCHO GUSTO

Entrar na ilha para ver a ilha. Compreender este fascinante país requer uma profunda revisão dos conceitos e interpretações superficiais que se perpetuaram no tempo. “Cuba Mucho Gusto” mostra a expressão cubana através das artes, ciências, cultura e história contemporânea – e assim apresenta ao mundo a verdadeira face desse país.

MULHERES QUE CUIDAM DE MULHERES

​Vidas dedicadas a combater a violência de gênero. Em 70 minutos, o documentário “Mulheres que cuidam de mulheres” mostra a realidade de assistentes sociais, policiais, psicólogas, advogadas e outras ativistas na luta para proteger vítimas, diminuir os índices de agressão e construir uma sociedade mais igualitária. Muito além da rotina de trabalho, o filme desvenda a vida dessas militantes dos direitos da mulher. Ao lado delas, vamos conhecer histórias emocionantes de um Brasil que está mudando para melhor, mas que ainda precisa do cuidado especial dessas verdadeiras guerreiras.

FORÇA DA FLORESTA

O designer Marcelo Rosembaum mergulha no universo da tribo Yawanawa, no Acre para criar luminárias inspiradas na cultura indígena. Ele e sua equipe de arquitetos, designers e cozinheiros passam um mês na companhia da tribo, para conhecer os instigantes e maravilhosos costumes do local. Trocando ideias e aprendendo com as técnicas de trabalho locais que utilizam materiais como plantas, miçangas e fibras naturais, a equipe de Rosembaum tem o desafio de criar um produto totalmente novo misturando urbanismo com a força da floresta.

BOSSA NOVA SOL NASCENTE

A música brasileira é um dos principais símbolos do Brasil no exterior. Mais que reconhecida, ela é admirada e cultuada pelo público internacional e reverenciada por musicistas, compositores e intérpretes dos mais diversos países. Por meio de entrevistas e da apresentação do trabalho de músicos brasileiros e japoneses, o documentário Bossa Nova Sol Nascente trata da imensa relação entre artistas do Brasil e do Japão, e mostra como a paixão pelo estilo musical quebrou a distância que separa as duas culturas.

BORN FREE

É 2014; 20 anos após o fim do apartheid e a eleição de Nelson Mandela como primeiro presidente negro de uma Africa do Sul livre e democrática . No cenário de celebração nacional; o país voltou às urnas em 7 de maio de 2014 para escolher um novo líder. Entre os milhões de eleitores, destacamos a geração nascida depois de 1994 que votaram pela primeira vez em 2014; uma geração conhecida como “os born free.”
O documentário “Born Free” está focado em três gerações de duas famílias negras Sul-Africanas que sofreram sob o regime do apartheid apenas por causa da cor de sua pele: as famílias Pooe e e Sibeko. As histórias das duas famílias refletem a luta pela liberdade no país: os avós, que passaram a maior parte de suas vidas como cidadãos de segunda classe e só receberam a oportunidade de votar em 1994; seus filhos que nasceram em uma sociedade racista e cresceram sob o regime de minoria branca do apartheid; e seus netos, uma geração que nasceu em uma África do Sul livre. Duas décadas depois das eleições livres e democráticas; seguimos o run up das duas famílias que antecederam as eleições de 2014. A viagem destaca os avanços alcançados em 20 anos e os novos desafios que a África do Sul enfrenta como uma democracia emergente.

TAMBORES

O som e o ritmo dos tambores em diferentes estilos musicais são os temas centrais deste documentário, produzido em 2011.
Lançado no Festival de Cinema de Maputo, em Moçambique, o filme mostra imagens rodadas no Brasil, Qatar, China, Portugal e em diversos países africanos. Mais do que somente a música, “Tambores” retrata a cultura destas nações, com todas as suas diferenças e correlações.
No Brasil, o documentário registrou a vibração do Tambor de Crioula, típico do Maranhão, tombado como patrimônio imaterial do país. “Tambores” foi exibido no Festival de Cinema do Rio de Janeiro e no Doha Tribeca Film Festival, no Qatar.

MULHERES AFRICANAS

Histórias, opiniões, questionamentos, lutas e conquistas de cinco mulheres africanas são o tema deste documentário.
Com depoimentos de líderes como Graça Machel, Leymah Gbowee, Sara Masasi, Nadine Gordimer e Luisa Diogo, o documentário também destaca as mulheres comuns, igualmente corajosas e vitoriosas em suas lutas no dia-a-dia.

MAMA AFRICA

Mostrar a África a partir do ponto de vista dos africanos. Em vez de um continente marcado somente por miséria, guerra e tristeza, o documentário apresenta a alegria e o otimismo do povo africano. O diretor Alê Braga retratou as visões de homens e mulheres de Moçambique, Tanzânia, África do Sul, Senegal, Malaui, Marrocos, Suazilândia, Guiné-Bissau, Cabo Verde e Gana. Em suas narrativas, os personagens insistem na desconstrução dos estereótipos que condenam a África ao eterno estado de calamidade e mostram que por trás de problemas sociais, políticos e históricos existe uma realidade fascinante.
Aclamado pela crítica, “Mama África” foi exibido em festivais internacionais, como o Doc Meeting Argentina e o BRAFFT (Festival Brasileiro de Cinema no Canadá).

AMORES EXPRESSOS

16 escritores brasileiros visitam 16 cidades do mundo para compor 16 histórias de amor.

AMAZÔNIA NIEMEYER

Um retrato sensível e bem-humorado dos moradores às margens dos mais de 2 mil quilômetros da Rodovia Belém-Brasília. Vencedor do prêmio Janela Brasil da TV Cultura.

CABEÇA A PRÊMIO

Baseado em livro homônimo de Marçal Aquino, o filme se passa na fronteira do país e traz a história de dois irmãos pecuaristas que controlam uma pequena rede de negócios ilícitos.

Histórias do Rio Negro

Esta reportagem especial mostra a dia a dia das comunidades que vivem em harmonia com a natureza da região amazônica. As famílias cresceram e hoje os recursos naturais não são suficientes para atender as necessidades da população. É neste cenário peculiar que o Esquadrão da Vida oferece ajuda. Médicos viajam de várias partes do país para dar acesso à saúde e devolver a autoestima de milhares de pessoas.

Esquadrão da Vida

Esta reportagem especial mostra a dia a dia das comunidades que vivem em harmonia com a natureza da região amazônica. As famílias cresceram e hoje os recursos naturais não são suficientes para atender as necessidades da população. É neste cenário peculiar que o Esquadrão da Vida oferece ajuda. Médicos viajam de várias partes do país para dar acesso à saúde e devolver a autoestima de milhares de pessoas.

Roberto Marinho

O Senhor do Seu Tempo

Neste documentário reconstituímos a trajetória de Roberto Marinho para revelar suas muitas facetas. O jornalista. O empresário. O homem simples. O obstinado. Aos 61 anos cria uma emissora de TV que se transformaria numa das cinco mais importantes do planeta.

Portinari do Brasil

Críticos, poetas, estudiosos, jornalistas, muita gente já falou de Candido Portinari. Sua vida de garoto pobre do interior. Sua brilhante trajetória como um dos artistas brasileiros de maior repercussão internacional.
Mas aqui, neste documentário, Portinari surge numa visão singular. Portinari por Portinari. O artista que se expressava com genialidade através das cores e do traço, deixou também relatos, poemas, escritos. Onde registrou memórias, sentimentos, impressões sobre o mundo.

Sergio Cabral

A Cara do Rio

Jornalista, escritor, músico, vascaíno, sambista, boêmio, nascido em Cascadura e criado em Cavalcante (subúrbios do Rio), apresentado pela atriz Debora Nascimento e por Haroldo Costa, outra figura emblemática do samba carioca, o documentário mostra a história da vida de Sérgio Cabral. Tudo em detalhes contados pelo próprio homenageado e por figuras marcantes em sua trajetória.

José Sarney

Um Nome na História

O filme aborda vários momentos da vida do Ex Presidente José Sarney; alguns deles decisivos para a história nacional. São retratados em detalhes a eleição para o governo do Maranhão aos 35 anos; as articulações para a formação da chapa que foi encabeçada por Tancredo Neves para a primeira eleição para Presidente após o Regime Militar, em 1985; a posse como residente, após a doença e a morte de Tancredo; a Constituição de 1988; o Plano Cruzado e os “fiscais do Sarney”.

Tancredo Neves

Mensageiro da Liberdade

A trajetória política de Tancredo Neves, desde a eleição para vereador em São João Del Rey até a consagração como o primeiro presidente civil pós-ditadura e sua agonia ao não poder assumir o governo, está documentada no DVD através de imagens e depoimentos inéditos de quem conviveu com o político e o homem.
Os 20 anos da redemocratização do Brasil e da morte do primeiro presidente civil depois da ditadura militar formam o pano de fundo perfeito para o documentário.

Darcy Ribeiro

O Guerreiro Sonhador

O documentário conta a vida de um grande intelectual, antropólogo, professor, educador, escritor e, acima de tudo, um nacionalista apaixonado pelo Brasil
Extremamente dinâmico, entre depoimentos do próprio Darcy e de muitos amigos, a sua vida e suas idéias vão sendo contadas. O destaque são duas seqüência filmadas pelo próprio Darcy Ribeiro mostrando os índios urubus Kadiuéu fazendo suas flechas e outra retratando a história do enterro do cacique bororo Tenente.

Ziraldo

A vida e a obra de um grande desenhista de humor e um consagrado escritor infantil com mais de 1 milhão de livros publicados. Jornalista, fundador do semanário O PASQUIM. Seu pensamento e a história do seu sucesso, tanto no Brasil como no exterior. Verdadeira paixão das crianças de todas as idades com o Menino Maluquinho e a Turma do Pererê.
O mais completo relato sobre vida e obra do Ziraldo nas mais diversas áreas de atuação

Barbosa Lima Sobrinho

Cidadão do Brasil

Vida e a obra de um dos mais importante jornalista de nosso século, vivendo 103 anos de idade, Dr. Barbosa participou de todos os eventos políticos de seu século, Foi governador de Pernambuco, Deputado Federal por duas vezes, Presidente da Academia Brasileira de Letras, Presidente da Associação Brasileira de Imprensa, foi anti candidato junto com o Dr. Ulysses Guimarães a Presidência e Vice Presidência da Republica no tempo da ditadura, foi a primeira assinatura no impeachment do Presidente Collor, escreveu, uma coluna assinada, durante 73 anos no Jornal do Brasil de onde foi inclusive diretor.

Lula - 8 anos em 80 minutos

De 2003 a 2011, Lula governou o Brasil. Nestes 8 anos o país alterou seus números sociais e econômicos. Por trás das grandes melhoras que foram feitas, está o presidente mais popular da história do Brasil.

Este documentário analisa o governo do presidente Lula. Suas conquistas, derrotas políticas, sua história e as perspectivas de um novo Brasil que ele ajudou a construir. Jornalistas, políticos e economistas foram entrevistados, e deram depoimentos sobre o passado recente e o futuro do Brasil depois do presidente Lula.

Mar Sem Fim: Viagem à Antartica

Com o objetivo de alertar a população sobre questões importantíssimas, como o aquecimento global e o derretimento das calotas polares, "Mar Sem Fim: Viagem à Antártica" mostra a saga de João Lara Mesquita numa incrível viagem ao pólo sul do planeta.

A bordo de seu barco, João percorre lugares maravilhosos e de grande importância ambiental, passando pelo Estreito de Magalhães, Canal de Beagle, Cabo Horn, Terra do Fogo e Ushuaia entre outras paisagens de rara beleza, onde quase não há interferência do homem. Para um país quente como o Brasil, viajar aos extremos do planeta é uma experiência única. Uma expedição intrigante que permite muitos aprendizados.
O registro dessa aventura, detalhe por detalhe, é mostrado em cinco programas especiais.

Gretchen - Filme Estrada

Durante 30 anos Gretchen passa por vários “Brasil”. Ela mostrou seu gingado em 8 Copas do Mundo, nos 4 papados, com ou sem inflação, antes e depois do divorcio, pré e pós utopias, junto à ditadura militar, na morte de Tancredo Neves, durante a queda do governo Collor e por todo governo Lula.

Em 2008, Gretchen decide aposentar seus balanços e concorrer como prefeita da Ilha de Itamaracá, uma pequena cidade do estado de Pernambuco no Brasil.

O documentário retrata o último tour e a primeira campanha política da rainha do rebolado.

A Chave da casa

O documentário “Chave da Casa” acompanha as últimas 48h de um grupo de palestinos refugiados no campo de Al-Rweished, na fronteira da Jordânia com o Iraque antes de embarcarem ao Brasil. Eles deixam para trás amigos, famílias e um passado cheio de memórias.

Nove meses depois, o filme mostra cinco deles em diferentes pontos do Brasil, mostrando os problemas de adaptação, os temores pela segurança da família, e por aqueles que foram deixados para trás, no oriente médio, as incertezas e sonhos por um novo futuro.

Zico na Rede

Gols que escreveram uma história com paixão e emoção, uma trajetória de sucesso, dedicação e amor ao esporte. Uma história contada por meio de muitos gols, ex-jogadores, personalidades e por um tal Artur, nascido no subúrbio carioca de Quintino, que se transformou em um dos maiores camisas dez do futebol mundial.

Em ‘Zico na Rede’, imagens inéditas do ídolo do Flamengo e da Seleção Brasileira, depoimentos, de ex-companheiros de equipe, jornalistas e artistas, além de mais de 150 dos mais importantes e bonitos gols da carreira do filho de ‘Seu’ Antunes e Dona Matilde.

Geração de Prata

A trajetória da aclamada Geração de Prata do vôlei brasileiro é contada neste documentário de Paulo Roscio, a partir de imagens de arquivo e de diversos depoimentos. O filme reconstrói, em 52 minutos, momentos marcantes da história do voleibol nacional, como o inusitado amistoso realizado sob forte chuva, no estádio do Maracanã, entre Brasil e URSS, com um público de 92 mil pagantes.

Participações do técnico Bebeto de Freitas, Luciano do Valle, Ary Graça, Carlos Arthur Nuzman, Dulce Thompson e Renato Maurício Prado, que afirma que o vôlei é o esporte mais querido da torcida brasileira. Para ele, futebol não é esporte, é religião.

Band Clássicos

O programa resgata as mais fortes emoções da história do esporte mundial, com fatos marcantes, curiosidades e relíquias que jamais serão esquecidas. Modalidades como boxe, vôlei, tênis, basquete, atletismo e, claro, futebol em imagens raras e exclusivas, integradas a um trabalho intenso de pesquisa.

Datas, nomes, lugares e acontecimentos são elementos básicos que compõem cada matéria. A produção também busca os principais personagens do esporte no passado a fim de conseguir depoimentos atuais que ilustrem com destreza os grandes momentos esportivos da historia.

Pixo

O documentário mostra o impacto da pichação como fenômeno cultural na cidade de São Paulo e sua influência internacional como uma das principais correntes da Street Art.

O filme participou da exposição “Né dans la Rue” (Nascido na Rua), da Fondation Cartier pour l’Art Contemporain, em Paris, mostrando a realidade dos pichadores, suas ações, conflitos com a polícia e um outro olhar sobre algumas intervenções já muito exploradas pela mídia. Ele não traz respostas prontas, mas fornece argumentos para o debate: pichação é arte ou crime?

A Ponte

São Paulo é uma cidade dividida por um rio poluído, onde ricos vivem em uma margem e pobres em outra. Todos os dias, trabalhadores do lado pobre atravessam a ponte para ganhar o sustento, enquanto a maioria dos ricos dificilmente sabe o que existe do lado de lá do rio.

A educadora Dagmar Garroux cruzou esta ponte e fundou a ONG “Casa do Zezinho”, que ajuda meninos e meninas que vivem na pobreza e sob condições de risco. Há mais de 25 anos, Tia Dag, como é conhecida na região, utiliza métodos não convencionais para o aprendizado e o desenvolvimento de crianças da comunidade, revolucionando a educação em uma das áreas mais pobres da maior cidade da América do Sul.

Amazônia

A maior floresta do mundo se estende por mais de 9 países. Cerca de 60% de todo esse patrimônio natural localiza-se em território brasileiro. Uma beleza infinita que guarda raridades, lendas, pessoas e paisagens que só se vêem aqui.

Em uma série de reportagens, vários jornalistas encaram a mata selvagem para mostrar esta flora exótica, animais raros e a cultura dos povos que vivem acerca da Floresta Amazônia. Cidades que crescem a partir das riquezas da natureza local. A consciência ecológica que grita por socorro. O treinamento de índios e soldados encarregados de proteger a soberania desta monumental floresta. Qual a postura dos governantes e da população que tem em mãos tamanha riqueza?

Séries de reportagens abordam os mais diferentes temas e trazem informações que todos precisam saber através de quase 2 horas de conteúdo sobre a Amazônia.