TAMBORES
O som e o ritmo dos tambores em diferentes estilos musicais são os temas centrais deste documentário, produzido em 2011.
Lançado no Festival de Cinema de Maputo, em Moçambique, o filme mostra imagens rodadas no Brasil, Qatar, China, Portugal e em diversos países africanos.
Mais do que somente a música, “Tambores” retrata a cultura destas nações, com todas as suas diferenças e correlações.
No Brasil, o documentário registrou a vibração do Tambor de Crioula, típico do Maranhão, tombado como patrimônio imaterial do país. “Tambores” foi exibido no Festival de Cinema do Rio de Janeiro e no Doha Tribeca Film Festival, no Qatar.
MAMA AFRICA
Mostrar a África a partir do ponto de vista dos africanos.
Em vez de um continente marcado somente por miséria, guerra e tristeza, o documentário apresenta a alegria e o otimismo do povo africano. O diretor Alê Braga retratou as visões de homens e mulheres de Moçambique, Tanzânia, África do Sul, Senegal, Malaui, Marrocos, Suazilândia, Guiné-Bissau, Cabo Verde e Gana. Em suas narrativas, os personagens insistem na desconstrução dos estereótipos que condenam a África ao eterno estado de calamidade e mostram que por trás de problemas sociais, políticos e históricos existe uma realidade fascinante.
Aclamado pela crítica, “Mama África” foi exibido em festivais internacionais, como o Doc Meeting Argentina e o BRAFFT (Festival Brasileiro de Cinema no Canadá).
Portinari do Brasil
Críticos, poetas, estudiosos, jornalistas, muita gente já falou de Candido Portinari. Sua vida de garoto pobre do interior. Sua brilhante trajetória como um dos artistas brasileiros de maior repercussão internacional.
Mas aqui, neste documentário, Portinari surge numa visão singular. Portinari por Portinari. O artista que se expressava com genialidade através das cores e do traço, deixou também relatos, poemas, escritos. Onde registrou memórias, sentimentos, impressões sobre o mundo.
Barbosa Lima Sobrinho
Cidadão do Brasil
Vida e a obra de um dos mais importante jornalista de nosso século, vivendo 103 anos de idade, Dr. Barbosa participou de todos os eventos políticos de seu século, Foi governador de Pernambuco, Deputado Federal por duas vezes, Presidente da Academia Brasileira de Letras, Presidente da Associação Brasileira de Imprensa, foi anti candidato junto com o Dr. Ulysses Guimarães a Presidência e Vice Presidência da Republica no tempo da ditadura, foi a primeira assinatura no impeachment do Presidente Collor, escreveu, uma coluna assinada, durante 73 anos no Jornal do Brasil de onde foi inclusive diretor.
Mar Sem Fim: Viagem à Antartica
Com o objetivo de alertar a população sobre questões importantíssimas, como o aquecimento global e o derretimento das calotas polares, "Mar Sem Fim: Viagem à Antártica" mostra a saga de João Lara Mesquita numa incrível viagem ao pólo sul do planeta.
A bordo de seu barco, João percorre lugares maravilhosos e de grande importância ambiental, passando pelo Estreito de Magalhães, Canal de Beagle, Cabo Horn, Terra do Fogo e Ushuaia entre outras paisagens de rara beleza, onde quase não há interferência do homem. Para um país quente como o Brasil, viajar aos extremos do planeta é uma experiência única. Uma expedição intrigante que permite muitos aprendizados.
O registro dessa aventura, detalhe por detalhe, é mostrado em cinco programas especiais.
Zico na Rede
Gols que escreveram uma história com paixão e emoção, uma trajetória de sucesso, dedicação e amor ao esporte. Uma história contada por meio de muitos gols, ex-jogadores, personalidades e por um tal Artur, nascido no subúrbio carioca de Quintino, que se transformou em um dos maiores camisas dez do futebol mundial.
Em ‘Zico na Rede’, imagens inéditas do ídolo do Flamengo e da Seleção Brasileira, depoimentos, de ex-companheiros de equipe, jornalistas e artistas, além de mais de 150 dos mais importantes e bonitos gols da carreira do filho de ‘Seu’ Antunes e Dona Matilde.
Geração de Prata
A trajetória da aclamada Geração de Prata do vôlei brasileiro é contada neste documentário de Paulo Roscio, a partir de imagens de arquivo e de diversos depoimentos. O filme reconstrói, em 52 minutos, momentos marcantes da história do voleibol nacional, como o inusitado amistoso realizado sob forte chuva, no estádio do Maracanã, entre Brasil e URSS, com um público de 92 mil pagantes.
Participações do técnico Bebeto de Freitas, Luciano do Valle, Ary Graça, Carlos Arthur Nuzman, Dulce Thompson e Renato Maurício Prado, que afirma que o vôlei é o esporte mais querido da torcida brasileira. Para ele, futebol não é esporte, é religião.
Band Clássicos
O programa resgata as mais fortes emoções da história do esporte mundial, com fatos marcantes, curiosidades e relíquias que jamais serão esquecidas. Modalidades como boxe, vôlei, tênis, basquete, atletismo e, claro, futebol em imagens raras e exclusivas, integradas a um trabalho intenso de pesquisa.
Datas, nomes, lugares e acontecimentos são elementos básicos que compõem cada matéria. A produção também busca os principais personagens do esporte no passado a fim de conseguir depoimentos atuais que ilustrem com destreza os grandes momentos esportivos da historia.