BandNews FM

Vacina contra dengue deve ser distribuída em estados até semana que vem

Vacinas estão próximas do vencimento e, por isso, mais 154 cidades são incluídas na campanha

Rádio BandNews FM

Ministério da Saúde resolveu ampliar nº de municípios que podem aplicar o imunizante
Ministério da Saúde resolveu ampliar nº de municípios que podem aplicar o imunizante
Reuters/Carla Carniel

Para que doses da vacina contra a dengue não percam a validade, o Ministério da Saúde resolveu ampliar o número de municípios que podem aplicar o imunizante. Aproximadamente 668 mil doses com validade até o dia 30 de abril serão redistribuídas. As 154 cidadaes somam-se às outras 521 que já estão vacinando crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos..

Na lista estão Betim e Uberaba, em Minas Gerais; Recife, em Pernambuco; a Grande Florianópolis, em Santa Catarina; e São Paulo.

Desde o início do ano, 831 pessoas já morreram de dengue no Brasil, que registra mais de 2 milhões e 300 mil casos em 2024, o maior número em toda a série histórica, que começou no ano 2000.  

A secretária de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Ethel Maciel, explica que as doses serão redistribuídas para municípios em estados que já contam com a vacinação: "nós não vamos tirar doses dos estados. Os estados é que vão fazer esse remanejamento. Tem uma lista dos municípios que o estado deve remanejar e essa lista segue critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde".

Dados do Ministério apontam que apenas 43% das vacinas contra a dengue disponibilizadas em todo o país já foram aplicadas e a previsão é de que os novos imunizantes comecem a chegar aos locais determinados já na próxima semana.

Tópicos relacionados