Policiais civis prenderam cinco integrantes do PCC que faziam a lavagem de dinheiro do tráfico de drogas, utilizando contas bancárias de laranjas e operações com criptomoedas em Praia Grande, litoral de São Paulo. Os policiais prenderam Gabriel Guimarães, conhecido como ‘GB’, Alexandre dos Santos, o ‘Favela’, Richard de Oliveira, vulgo ‘Lúcifer’, Yago Conceição e Kevin da Silva.
Segundo os investigadores, os criminosos são responsáveis por boa parte do tráfico de drogas na Baixada Santista, além de fazerem a lavagem de dinheiro. O grupo também é acusado de cometer os crimes de estelionato e extorsão.
A Polícia Civil encontrou em um dos endereços onde fez a operação máquinas para contagem, cartões bancários e máquinas de cobrança. Em outro, a polícia encontrou armas de airsoft, aparelhos celulares, notebooks e três veículos usados pelos criminosos.
Segundo a polícia, os integrantes eram de uma célula do grupo no litoral de São Paulo, que oferecia toda a estrutura para o alto escalão do PCC lavar o dinheiro do tráfico. A droga era comprada principalmente do Paraguai e Bolívia, depois vendida para a Europa, Ásia e África.