Jornal da Band

Nível do Guaíba recua 24 centímetros, mas ruas de Porto Alegre seguem alagadas

Apesar do recuo, é importante salientar que o nível do Guaíba continua bastante alto, tanto que ainda há ruas inundadas na Região Metropolitana de Porto Alegre

Da redação

Houve um recuo importante no nível do Lago Guaíba, na Grande Porto Alegre, depois do pico de 5,33 m atingido no último domingo (5), o maior da história. Nas últimas 24 horas, a redução foi de 24 centímetros. Na última medição, chegou a 5,03 m.

Apesar do recuo, é importante salientar que o nível do Guaíba continua bastante alto, tanto que ainda há ruas inundadas na Região Metropolitana. A expectativa é que a cidade só volte ao normal a partir da próxima semana, se houver a redução gradual do corpo d’água.

Mais chuva em Porto Alegre

Em Porto Alegre, as condições climáticas voltaram a piorar, o que forçou voluntários a interromperem as buscas por possíveis sobreviventes ou retirada de moradores do local. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) já emitiu alerta de “grande perigo” para chuvas volumosas no sul do Rio Grande do Sul. O temporal deve atingir a região até às 10h desta quarta-feira (8).

Segundo o Inmet, os temporais podem ultrapassar 100 milímetros, com queda de granizo e ventos superiores a 100 quilômetros por hora. Há grande risco de danos em edificações, corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores, alagamentos e transtornos no transporte rodoviário.

Escassez

Por causa das enchentes, serviços essenciais foram interrompidos nas cidades gaúchas. Em Porto Alegre, por exemplo, muita gente está sem luz e há escassez de água potável, comida e combustível. Na Região Metropolitana, cidades estão isoladas, a exemplo de Guaíba, onde uma equipe da Band não consegue sair e foi abrigada por uma família.

Tópicos relacionados