Jornal da Noite

Irã sofre com explosões e diz que houve ataque de drones de Israel

Governo israelense tinha prometido que faria os iranianos pagarem por ataque de drones recente

Da redação

Irã sofreu ataque em Isfahan
Irã sofreu ataque em Isfahan
Reprodução

Explosões foram ouvidas no Irã, nesta sexta-feira (19), em meio a um conflito do país com Israel. Inicialmente testemunhas e a imprensa local reportaram o ataque em Isfahan. Depois autoridades iranianas afirmaram que o barulho foi causado por um ataque “fracassado” de drones. Israel ainda não se manifestou sobre o caso.

Os ataques aconteceram em Isfahan, província que fica a 450 quilômetros de Teerã, capital do Irã, onde existem bases militares.

O governo do Irã confirmou à Reuters que o sistema de defesa aéreo precisou ser acionado. No aeroporto de Isfahan todos voos foram cancelados.

A imprensa iraniana aponta Israel como autor dos ataques, principalmente por causa de conflitos que aconteceram neste mês: no dia 1º, Israel atacou um consulado iraniano na Síria; depois Irã lançou mais de 300 drones contra Israel, que conseguiu interceptá-los; por fim, em 14 de abril, Israel prometeu que faria o Irã pagar pelo ataque.

Todos esses conflitos têm relação com a guerra entre Israel e o Hamas. E podem envolver mais países: a imprensa internacional relata que também aconteceram ataques contra Iraque e Síria nesta sexta-feira.

Embaixada do Brasil no Irã

Em contato com a BandNews FM, o embaixador do Brasil no Irã afirma que ainda há muitas informações contraditórias sobre as explosões registradas em Isfahan. Segundo Eduardo Gradilone, neste momento, as representações diplomáticas estão tentando checar o que aconteceu com as autoridades locais. Os aeroportos, de acordo com ele, estão reabrindo, assim como os espaços aéreos da região. E a comunidade brasileira já foi instruída por meio de mensagens enviadas pelo WhatsApp.

Tópicos relacionados