Fiéis vão a Borba por Santo Antônio

Tamanho de fonte
Atualizado em sexta-feira, 14 de junho de 2013 - 20h57

Fiéis vão a Borba por Santo Antônio

Cerca de 15 mil pessoas estiveram em Borba, no interior do Amazonas, para agradecer milagres alcançados pelo padroeiro da cidade

No mês de junho, Borba, a 155 km de Manaus, atraiu pelo menos 15 mil romeiros para a cidade localizada no vale do Rio Madeira. Eles buscam graças e agradecem até milagres alcançados por meio de Santo Antônio, padroeiro de Borba.

 

 

Imponente, à margem direita do rio madeira, a estátua de Santo Antônio parece guardar a cidade. No comércio, nas fachadas das casas, ele está por toda a parte.

 

É nessa época do ano que Borba atrai milhares de romeiros para o vale do Rio Madeira. A maioria chega de barco. Seu Raimundo trouxe mais de trezentos deles de Manaus, uma viagem de 15 horas. Mas vem gente de todos os lugares.

 

Imagens, fitas e blusas viram produtos sagrados para quem está tomado de fé.

 

Alderlene diz que já alcançou um milagre voltou para agradecer e pedir uma nova graça a Santo Antônio.

 

A fé do povo de Borba é tão forte que o vaticano autorizou a basílica a ter uma relíquia de Santo Antônio, aqui é um dos cinco lugares do mundo que guardam fragmentos do corpo de Santo Antônio.

 

‘Ex cuti de Santo Antônio’, a pele de Santo Antônio, em latim. Para o bispo, a presença desta relíquia no local ajuda a fortalecer a crença dos fiéis. No dia do santo, 13 de junho, a procissão toma as ruas da cidade, é o acontecimento do ano.

 

Sacrifício, agradecimento, devoção.  Crianças, jovens, adultos e idosos se misturam  no asfalto, vencem esquinas, celebram  Santo Antônio de Borba.

 


REDES SOCIAIS Instagram Facebook