Tamanho de fonte
Atualizado em quinta-feira, 10 de abril de 2014 - 19h48

Fernando Mitre

Ele deu formato aos debates eleitorais brasileiros
Fernando Mitre é um dos apresentadores do programa Canal Livre / Fernando Mitre é um dos apresentadores do programa Canal Livre

Natural de Oliveira, interior de Minas Gerais, sempre com muita determinação e personalidade forte, Fernando Mitre decidiu mudar-se para a cidade grande. São Paulo era um desafio para as possíveis realizações que o mineiro tanto sonhava. 

 

Fernando graduou-se em Letras, fez pós-graduação em Teoria Literária pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) e chegou a começar os cursos de Direito e Economia, assuntos que dava uma atenção especial.

 

O início da carreira de sucesso se deu em 1963, quando Mitre voltou para Minas e assumiu a função de repórter do jornal Correio de Minas, depois foi trabalhar no Diário de Minas e no semanário O Binômio, importante na época, na região.

 

Os anos se passaram e Fernando Mitre foi convidado a fazer parte da equipe que fundaria o Jornal da Tarde, em São Paulo, sob comando de Mino Carta, e depois de Murilo Felisberto.

 

No jornal, Mitre assumiu diversas funções até se tornar diretor de redação, cargo que permaneceu durante 13 anos. No início dos anos 80, o jornalista foi um dos idealizadores das famosas primeiras páginas sobre a campanha das diretas, ideia inovadora que caracterizou o jornal como o mais citado da imprensa brasileira devido a sua irreverência e integridade.  

 

Um pouco depois, Fernando Mitre recebeu a proposta de integrar a equipe da Rede Bandeirantes de Televisão, onde se encontra atualmente.

 

Na Band o jornalista teve a oportunidade de ser pioneiro na realização de debate entre candidatos à Presidência da República transmitido em tv aberta. Foi em 1989. Os debates presidenciais vieram na esteira dos estaduais, que a Band também começou, em 82.

 

Atualmente, Fernando Mitre é diretor nacional de jornalismo da Band, colecionando ainda as funções de comentarista político do “Jornal da Noite”, entrevistador do “Canal Livre” e apresentador da coluna “A Notícia”, do canal BandNews.

 

Entre os prêmios, o jornalista coleciona o “GrandPrix” do Clube de Criação de São Paulo, pela sequência de capas sobre as Diretas. Em 1989 recebeu o Grande Prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) e o Prêmio Líbero Badaró. Em 2010 e 2012, foi o vencedor do Prêmio Comunique-se na categoria Executivo de Veículo de Comunicação.


Fernando Mitre coloca toda a sua experiência a serviço do jornalismo da Band.

 

Acesse o Site

Atualizado em 10/04/2014


REDES SOCIAIS Instagram Facebook