Agro+

Cacau: conheça destinos turísticos famosos pelo cultivo da fruta brasileira

Norte e Nordeste atraem turistas interessados em conhecer o processo de produção da iguaria também conhecida como o "fruto de ouro"

Por Agro+

Produção de cacau
Produção de cacau
Envato Elementd

Quando se fala em Cacau, a primeira coisa que pensamos é: chocolate. E claro, não é para menos. Afinal, são poucas as pessoas que não se deliciam com a iguaria apreciada em todo o mundo. Mas além de ser uma fruta deliciosa, o cacau também oferece diversos benefícios à saúde. O Brasil é um dos maiores produtores do mundo dessa matéria prima, com destaque para o Norte e o Nordeste.

No Nordeste, o estado da Bahia já foi o maior produtor da fruta. No entanto, o Pará vem se destacando neste cultivo, com uma das cidades de maior produção de cacau do mundo. A paraense Medicilândia, no sudeste do estado, não é apenas uma das maiores produtoras do chamado “fruto de ouro”, mas também foi destaque em uma das mais importantes premiações do mundo, o Cocoa of Excellence Awards (Cacau de Excelência).

Juntamente com Ilhéus (BA), as amêndoas brasileiras dividiram o primeiro lugar do prêmio que consagra as 50 melhores do mundo. A medalha de prata do evento também ficou para Medicilândia.

Diante desse histórico de excelência, o MTur não poderia deixar de dar destaque a roteiros para os viajantes que desejem unir gastronomia e história no país. Confira as dicas.

Pará

Vem se destacando como um grande produtor de cacau. Na capital Belém está localizada a Ilha do Combu, conhecida pela produção de açaí e cacau e que também abriga a famosa produtora de chocolate Casa do Chocolate da Dona Nena ou Filha do Combu, como também é conhecida. O passeio pela Casa do Chocolate é uma das atividades imperdíveis da ilha. Há opções para café da manhã, visita à plantação de cacau, ao processo de fabricação do chocolate artesanal e trilha interpretativa na floresta. Lá, é possível encontrar barras de chocolate 100% cacau, cacau em pó, brigadeiros, entre outros produtos feitos com o cacau orgânico plantado no local.

Bahia

Já no estado baiano o destaque fica por conta da cidade de Ilhéus. Há décadas o cacau atrai turistas do mundo inteiro à cidade pelo fato de ter servido de ingrediente principal para muitos romances de Jorge Amado. As histórias que permeiam o local e o fruto mexem com o imaginário das pessoas que buscam conhecer a cadeia produtiva do cacau, muito presente nas histórias dos "coronéis" da época áurea do "fruto de ouro".

Também na Bahia é possível conhecer a Estrada do Chocolate, que passa por Ilhéus e pela cidade de Uruçuca. O roteiro inclui passeios por antigas fazendas de cacau oferecendo uma viagem ao passado. No enredo, a história dos coronéis e suas fortunas, desde o plantio do fruto, passando pelos hábitos das famílias, o auge e a crise provocada pela praga da vassoura de bruxa, até a recente chegada das fábricas de chocolate na região, que também podem ser visitadas.

Por todo o Brasil

O Brasil também tem o maior evento dedicado ao chocolate e ao cacau da América Latina. O Chocolat Festival tem como propósito criar um relacionamento direto da cadeia produtiva do cacau com seu consumidor, fazendo a expansão do conhecimento de produtos derivados do cacau para promover a indústria, o agronegócio, o turismo e a gastronomia.

O festival teve sua primeira edição em 2009, em Ilhéus. Após grande sucesso, o evento chegou à Belém do Pará em 2013 e já reuniu mais de 750 mil visitantes nas 20 edições realizadas nos dois maiores produtores: Bahia e Pará. O evento também já passou por estados como Espírito Santo, São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Turismo rural

O MTur, com o objetivo de ampliar e diversificar a oferta turística brasileira por meio da inserção de produtos e serviços da agricultura familiar no mercado turístico, desenvolveu o projeto Experiências do Brasil Rural (EBR) para apoiar a formatação e o posicionamento de produtos e roteiros turísticos de experiência no meio rural, a exemplo dos roteiros aqui apresentados que tem na indústria do Cacau um importante atrativo turístico.

Fonte: Ministério do Turismo.

Tópicos relacionados