Novo complexo reduzirá importações de fertilizantes em 15%, diz ministério

Investimento será de US$ 1 bilhão da EuroChem; produção será de 1 milhão de toneladas de fertilizantes fosfatados

Por Agro+

Novo complexo reduzirá importações de fertilizantes em 15%, diz ministério
Novo complexo reduzirá importações de fertilizantes em 15%, diz ministério
Reprodução/Agro+

O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, participou, nesta quarta-feira (13), ao lado do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, da cerimônia de inauguração do Complexo Mineroindustrial da Eurochem, em Serra do Salitre, no Triângulo Mineiro.

O complexo fornecerá 1 milhão de toneladas de fertilizantes fosfatados por ano para a agricultura brasileira, contribuindo com a diminuição da dependência das importações do produto em 15%, em linha com os objetivos do Plano Nacional de Fertilizantes (PNF) e da Nova Política Industrial.

Atualmente, mais de 87% dos fertilizantes usados pela agricultura são importados, ao custo de US$ 25 bilhões anuais – dinheiro que sai do país para gerar divisas e empregos no exterior. O horizonte do PNF é chegar a 2050 com uma produção nacional capaz de atendar entre 45% e 50% da demanda interna.

“Esse dinheiro (da importação) poderia ter sido pago para empresários aqui dentro, que geram emprego aqui dentro, que geram salário aqui dentro e que geram qualidade de vida aqui dentro”, afirmou o presidente Lula, ao celebrar o novo empreendimento.

O vice-presidente, Geraldo Alckmin, considerou o investimento “importantíssimo” na medida em que o país deixará de importar 15% da produção brasileira de fertilizante fosfatado.

O ministro ressaltou que o anúncio vem ao encontro dos objetivos da Nova Indústria Brasil, política industrial lançada pelo governo em janeiro, voltada para os eixos de produtividade, competitividade, sustentabilidade e aumento da capacidade exportadora.

Os ministros Alexandre Silveira (Minas e Energia) e Carlos Fávaro (Agricultura) também participaram do evento.

Fonte: Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.

Mais notícias

Carregar mais