Agricultor inglês colhe cebola de 8,9 quilos e entra para o Guinness Book

Até então, a maior cebola do mundo pesou 8,5 kgs e também foi cultivada no Reino Unido; Brasil também tem vegetais gigantes

Da Redação

Agricultor inglês colhe cebola de 8,9 quilos e entra para o Guinness Book
O agricultor Gareth Griffin e sua cebola de 8,9 quilos
Reprodução/World Guiness Records

Uma cebola gigante, que pesa 8,9 quilos, entrou para o livro dos recordes, o World Guinness Records. O vegetal, colhido por um agricultor inglês foi avaliado pelos membros da National Vegetal Society durante a realização do Harrogate Autumn Flower Show, em Harrogate, North Yorkshire, na Inglaterra, no dia 15 de setembro. 

O vegetal gigante foi colhido pelo produtor rural Gareth Griffin, que tem uma fazenda na ilha de Guernsey há 25 anos. O recorde anterior pertencia à cebola do agricultor Tony Glover, que também mora no Reino Unido. Em 2014, Glover colheu uma cebola de ,85 quilos em sua propriedade rural. 

Antes deles, o agricultor inglês Peter Glazebrook já havia entrado para o livro dos recordes após colher uma cebola de 8 quilos. No entanto, os feitos de Glazebrook não se restringem apenas às cebolas, mas ele também consta no livro com a maior beterraba, maior batata, couve-flor e pimentão mais pesados do mundo. Isso, sem falar que ele também cultivou a folha de feijão mais longa do mundo, com 1,8 metro de comprimento.

Vegetas gigantes também ocorrem no Brasil

Aqui no Brasil, algumas lavouras também dão frutos gigantes: em Santa Tereza D'Oeste, no Paraná, um agricultor se surpreendeu com abóboras que pesavam quase 300 quilos. O agricultor Francisco Lourenço contou que, em sua fazenda, também já colheu um girassol gigante e ainda,  chuchu de quase dois quilos. "Nem sei como vamos tirar, acho que será preciso chamar um guincho", disse à Band.  

Em maio, no município Manoel Urbano, no Acre, um agricultor viralizou nas redes sociais após encontrar, em seu pomar, uma laranja que pesava em torno de 2,5 quilos. Geraldo Almeida contou que a laranjeira foi plantada há nove anos. 

Além dos vegetais, legumes e frutas, um concurso realizado no Brasil mede a produtividade das lavouras de soja e, neste caso, o campeão de 2023 foi o produtor rural João Lincoln Reis Veiga, que tem uma propriedade em Nepomuceno, Minas Gerais. Veiga foi avaliado pelo Comitê Estratégico Soja Brasil (Cesb), que é a instituição que mede a produtividade das lavouras no Brasil. Em suas lavouras, a produção foi de 134,46 sacas de soja (que pesam 60 quilos) por hectare. 

Mais notícias

Carregar mais