Agro

Agrishow 2024: inteligência artificial e robôs agro são destaques na feira

As máquinas agrícolas tecnológicas são o carro-chefe da feira, que começa na próxima segunda-feira

Viviane Taguchi

Agrishow 2024 começa dia 29 de abril
Agrishow 2024 começa dia 29 de abril
Divulgação

A maior feira de tecnologia agrícola da América Latina, a Agrishow 2024, começa na próxima segunda-feira (29), em Ribeirão Preto (SP). Com uma área total de 520 mil metros quadrados (o equivalente a 21 quilômetros de ruas e avenidas), a Agrishow 2024 será vitrine para o lançamento e demonstração das mais recentes inovações para o agronegócio. No ano passado, a Agrishow anunciou um faturamento de R$ 13,3 bilhões.

De acordo com a organização, a feira terá em torno de 800 expositores (pelo menos 100 empresas são estreantes) de diversos segmentos nacionais e internacionais. Já foram confirmadas a participação de grupos empresariais da Itália, Espanha, Alemanha, Colômbia, Holanda, China e Hong Kong. A expectativa é que 195 mil pessoas visitem a feira até o dia 3 de maio. 

"É preciso dizer que a tecnologia agrícola brasileira domina a produção de máquinas, implementos e diversos produtos para ambientes tropicais. É única e exclusiva no mundo, e serve também para agricultura em climas temperados”, diz João Marchesan, presidente da Agrishow 2024. 

Dentre os principais destaques deste ano, os robôs utilizados no campo, com uso de inteligência artificial, as máquinas agrícolas tecnológicas e drones que substituem máquinas, devem atrair a atenção do público. No entanto, as empresas de armazenagem e de soluções financeiras também devem marcar presença no evento. 

Governo fará anúncio para o agro

Na abertura oficial do evento, representantes do Governo Federal devem anunciar medidas importantes para o custeio da safra 2024/2025, como medidas adicionais a financiamentos. Devem participar o Ministro da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento, Carlos Fávaro, o ministro do desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira e o vice-presidente, e ministro da Indústria, Desenvolvimento e Comércio, Geraldo Alckmin. O presidente Lula confirmou que não visitará a feira.

O governador Tarcísio de Freitas (SP) confirmou presença no evento, junto com o Secretario de Estado de Agricultura, Guilherme Piai. Na semana passada, o ex-presidente Jair Bolsonaro usou suas redes sociais para confirmar que ele estará presente no evento. O ex-presidente, neste ano, também já participou da abertura oficial de outras feiras agrícolas, como a Cotrijal, no Rio Grande do Sul. 

A confirmação levantou rumores de que a abertura oficial, com o governo federal, seria alterada e aconteceria no domingo (28), mas a organização da feira disse que não haverá alteração no calendário oficial. 

Tópicos relacionados