Agro

Brasileiros consumiram 21,3 milhões de sacas de café no ano passado

País se mantém como o segundo maior consumidor de café do mundo, atrás dos Estados Unidos

Da Redação

Consumo de café registrou leve queda no Brasil em 2022, apontou ABIC
Consumo de café registrou leve queda no Brasil em 2022, apontou ABIC
Divulgação/CNA

A Associação Brasileira das Indústrias de Café (Abic) informou que, em 2022, foram consumidas 21,1 milhões de sacas de café no Brasil. O número é 1% menor que o obtido no ano anterior e esse volume representa 41,8% da safra de café nacional de 2022, que totalizou 50,9 milhões de sacas, segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Com os dados, segundo a Abic, o Brasil mantém a sua posição como o segundo maior consumidor de café do mundo, atrás dos Estados Unidos. A diferença é de apenas 4,7 milhões de sacas.

O consumo per capita brasileiro foi de 5,96 quilos por ano de café cru e 4,77 quilos por ano de café torrado, um pouco abaixo do que foi registrado no ano anterior, 4,84 kg/ano/hab, e isso se deveu ao crescimento da população, segundo a Abic.

Atualmente, as indústrias associadas da ABIC respondem por 71,1% da produção do café torrado em grão e moído, e representam 86,1% de participação no varejo supermercadista. A ABIC registra em seu banco de dados mais de 3.000 produtos certificados.

Tópicos relacionados