
Um corte bovino produzido exclusivamente em Mato Grosso, o MT Steak, está fazendo o maior sucesso na China e provocou até um alvoroço durante um evento em Xangai. A carne conferiu ao estado o 7º lugar entre as 30 organizações estrangeiras mais influentes no evento. Mas, que carne é essa?
O MT Steak foi desenvolvido pelo Instituto Mato-grossense da Carne (Imac). Trata-se de um corte novo, extraído da paleta grossa, uma parte que já ofereceu outros cortes renomados como shoulder e flat iron. O Imac descreve o corte como versátil, já que pode ser preparado de diversas maneiras, apreciado como churrasco ou em pratos como strogonoff, parmegiana, medalhões e steak tartare, muito macio e suculento, com sabor intenso. “O corte é perfeito para a uma substituição viável para o filé mignon em uma variedade de receitas, tanto a pratos da cozinha tradicional quanto a churrascos”, informa a descrição.
De acordo com o Imac, o corte MT Steak foi criado para aprimorar a reputação da carne de Mato Grosso, revelando suas vantagens competitivas em relação a outros mercados globais, cujo objetivo é a partir de 2025 ganhar outros países e os mercados internacionais.
A degustação do MT Steak na feira China International Import Expo (CIIE) atraiu uma multidão ao estande de Mato Grosso. Os chineses fizeram fila para experimentar a carne mato-grossense.