Agroband

Com foco nas vendas de flores e plantas para o Natal, produtores já negociam com atacadistas

Enquanto o comércio varejista apresenta as flores e plantas ornamentais para a Primavera, na produção o plantio já está preparando as demandas para Finados, Natal e Réveillon

Com foco nas vendas de flores e plantas para o Natal, produtores já negociam com atacadistas
Crisântemos estão sendo produzidos para o Dia de Finados
Veiling Coop

A Primavera começa no próximo dia 22 de setembro e, no campo, o trabalho está a todo vapor…para o Natal e Réveillon. Enquanto o comércio varejista se prepara para iniciar as vendas da primavera, no campo, o foco são as principais datas comemorativas do final do ano: Dia de Finados, Natal e Réveillon. 

Em Holambra, capital das flores, no interior de São Paulo, realiza nos dias 11 e 12 de setembro o Veiling Market, uma grande feira de negócios em que os produtores têm contato direto com compradores e esperam vender antecipadamente de 60% a 95% do que ainda está no campo para o mercado atacadista.

De acordo com a direção da Cooperativa Veiling, o diferencial do evento é que distribuidores, centrais de abastecimento (Ceasas, Ceagesp), supermercados, gardens centers, floriculturas, redes de autosserviço e decoradores, entre outros, tem a oportunidade do contato pessoal com os produtores, e podem negociar diretamente e de forma antecipada as flores e as plantas ornamentais que estão sendo ou serão ainda cultivadas nos sítios e fazendas.

Vantagens

Para os produtores, o benefício é ter a sua produção vendida antes da colheita. Para os atacadistas, a vantagem é assegurar produto e preço, principalmente para as datas especiais, quando é sempre esperado o aumento da demanda por produtos específicos. 

A Cooperativa Veiling Holambra, conforme lembra o CEO Jorge Possato, se preocupa em oferecer a transparência dos negócios e a qualidade dos produtos, informando que todos eles, para serem ali comercializados, passam pelo rigor do Departamento de Qualidade que se utiliza de um Centro de Testes para avaliar a performance de cada planta, a sua durabilidade e a senescência, (processo de envelhecimento). O gerente de Qualidade da CVH, Henrique dos Santos Lopes, comenta ser baixíssimo o índice de reclamação por parte dos clientes: plantas ornamentais, 0,02%; flor de vaso, 0,06%; e, flor de corte, 0,20%.

Quase toda a produção

Uma das produtoras mais animadas com a feira é a Maria Liduina Domhof, diante da expectativa de realizar vendas antecipadas de 90% a 95% de toda a sua produção de crisântemos para Finados e 70% do plantio de cúrcuma para o Natal. “Ao conhecer pessoalmente e fazer contato direto com nossos compradores nesta feira - decoradores, floristas e atacadistas, na maioria -, temos a oportunidade de fazer uma venda mais personalizada”, esclarece. Atualmente, o Rancho Raízes, de sua propriedade, produz crisântemos em vasos 11, 13 e 15, e cúrcuma no vaso 15, nas cores branco, creme e rosa. Os crisântemos são produzidos nas cores amarela, rosa, branca, laranja, roxa, creme e verde.

Lançamentos

Entre as novidades para o Natal de 2024 estão as poinsétias e as tuias – Holandesas e Strickita – “nevadas”. Matheus Hermanus Barbosa Walravens, do sítio Flor & Ser, é um dos produtores de poinsétias vermelhas da coleção “Neve”, preparadas pela empresa Make-up (que realiza um processo de maquiagem nas flores e plantas, sem prejudicá-las ou interferir em seu ciclo de vida). “Pretendemos limitar a venda em 75% do plantio durante o Veiling Market. Sempre praticamos esse percentual, porque preferimos aguardar o desenvolvimento de todos os lotes para ter segurança e certeza da entrega. Mais para frente, venderemos o complemento”, explica.

Mais notícias

Carregar mais