Agroband

Conheça Fanny, a vaca que mais produz leite no Brasil

Vacas da raça Girolando foram as campeãs no maior torneio de leite do país, em Minas Gerais

Por Viviane Taguchi

Conheça Fanny, a vaca que mais produz leite no Brasil
Divulgação/MegaLeite

Duas vacas da raça Girolando foram as campeãs do 33º Torneio Leiteiro da Megaleite 2024, a maior competição leiteira do país e quebraram recordes nacionais. A vaca Fanny FIV Kingboy 131 FGS Sapucaia é a vaca adulta que mais produz leite no Brasil e Elixir Santa Luzia é a vaca jovem mais produtiva. O torneio ocorreu em Belo Horizonte (MG).

A vaca Fanny passa a ser a nova recordista nacional de produção de leite, com 306,960 kg/leite, e uma média de produção diária de 102,320 kg/leite. Ela quebrou o recorde anterior, registrado em 2015. O animal passa a ostentar o título de Grande Campeã de Produção Absoluta do Torneio Leiteiro de Girolando.

A jovem Elixir também quebrou o recorde, de 2019, com a produção de 268,670 kg/leite, com média de 89,557 kg/leite. A maior produção até então era de 89,153 kg/leite.

Em concursos leiteiros, o leite é avaliado em quilos e não em litros, já que no leite há substâncias sólidas importantes para a avaliação, como as proteínas e os açúcares presentes.

O 33º Torneio Leiteiro da Megaleite 2024 começou no último domingo (9) e foi encerrado na quarta-feira (12). Ao todo, 17 vacas concorreram. Durante todo o período, além da produção de leite, os jurados avaliam as características físicas e comportamentais de cada animal. 

Mais notícias

Carregar mais