Você gosta de figo? Independente da resposta, provavelmente em 2025 esta fruta, que não é fruta, mas uma flor, estará presente nos pratos mais pedidos em todos os países do mundo. A consultoria americana Baum + Whiteman, todos os anos, divulga um relatório com tendências gastronômicas e suas apostas para os melhores do ano, e desta vez, o destaque vai para o figo, eleito a fruta da temporada.
Embora seja mundialmente reconhecido como fruta, o figo desafia classificações tradicionais na botânica, e tecnicamente, é considerado uma flor invertida. “As árvores frutíferas primeiro dão a flor e depois a fruta, com o figo não, o figo é a própria flor”, explica o produtor de figos de Valinhos, no interior de São Paulo.
E, por falar em Valinhos, a variedade “Roxo de Valinhos” é a mais popular no Brasil. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que a produção de figos no Brasil gira em torno de 20 mil toneladas e pelo menos metade deste volume é produzida no interior de São Paulo, na região de Valinhos. Depois, vem Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná e Ceará.
Além de abastecer o mercado interno, os produtores brasieliros também são exportadores da fruta. Em 2024, os brasileiros exportaram figos para a países como Holanda, Reino Unido e Alemanha,Canadá e Estados Unidos.
Após a publicação da Baum + Whiteman, o figo começou a ganhar espaço na gastronomia, e a fruta tem sido encontrada em criações culinárias como ingredientes de pizzas, sanduíches, tábuas de frios, saladas, principalmente acompanhadas com queijo de cabra e rúcula. Até em massas, quando harmonizado com presunto cru ou guanciale e um toque de pecorino, ela está lá.
Quando frescos, os figos oferecem um sabor sutil, mas seu potencial cresce em conservas, ou até mesmo em uma irresistível “geleia” de figo, e que pode elevar o sabor das iguarias. Suas folhas, embora não possam ser consumidas cruas, podem ser transformadas em um xarope doce e herbal, e que é considerado ideal para sorvetes, ou em um óleo aromatizado perfeito para peixes grelhados.
Não é só fruta de Natal
A figueira é uma espécie vegetal com muitas referências simbólicas. É a primeira planta descrita na Bíblia - Adão vestiu suas folhas ao descobrir que estava nu. Muitos povos da antiguidade a consideravam sagrada. Outros, fonte de fertilidade e fecundidade. Por isso, normalmente é relacionada ao Natal, no entanto, isso também acontece no Brasil porque o fim do ano é o auge da produção.
Para produzir figos, é preciso que o solo seja areno-argiloso, com matéria orgânica farta e tenha boa drenagem. A figueira se dá bem em clima temperado, mas se adapta facilmente a diferentes climas (tem até no Ceará, que é quente). A figueira pode ser plantada no quintal ou em vasos e ela começa a produzir a partir de um ano.