Uma tempestade de granizo, com pedras do tamanho de ovos de galinha, atingiu a cidade de Arroio do Tigre, no Rio Grande do Sul, neste domingo (23). O temporal começou à tarde e só parou de madrugada. Outras cidades da região do centro/serra, como Gramado Xavier e Lagoão também foram atingidas.
De acordo com informações de uma rádio local, em Arroio do Tigre, algumas casas tiveram os seus telhados afetados pelo granizo. Conforme o prefeito, Marciana Ravanello, 80% dos imóveis da cidade foram atingidos e a Defesa Civil está trabalhando na colocação de lonas sobre as casas.
Ravanello disse que mais de 30 rolos do material já foram distribuídos e a procura ainda é grande. A orientação do gestor é para que em caso de necessidade, os atingidos se dirijam ao Parque de Máquinas para retirada de lonas. Equipes da prefeitura de Arroio do Tigre também devem percorrer os bairros mais atingidos e parte do interior para fazer a distribuição da lona, até que seja possível o conserto dos telhados.
Previsão do tempo
A previsão indica que uma frente fria avança pelos três estados do Sul do Brasil nesta segunda-feira (24) com chuva e risco de temporais isolados de vento e granizo, trazendo uma grande mudança do tempo na região, especialmente nos estados catarinense e paranaense. A frente é impulsionada pela primeira de duas massas de ar frio nesta semana.
O sistema frontal já começou a ingressar no Rio Grande do Sul e forma área de instabilidade nesta noite na Metade Norte gaúcha com chuva localmente forte, granizo de variado tamanho e vento forte em diferentes pontos. No meio da tarde de domingo já fazia apenas 13ºC em Jaguarão, na fronteira com o Uruguai, enquanto a Metade Norte gaúcha seguia com tempo quente e abafado a ponto de Santa Maria ter tido 29ºC.
Esse sistema frontal avança para Norte e trará chuva para todas as regiões de Santa Catarina no decorrer do dia com instabilidade maior no território catarinense na segunda metade do dia. Também atinge o Paraná, que vem enfrentando tempo seco e muito quente de forma persistente neste mês de junho. A chuva atinge na segunda metade do dia principalmente municípios da metade Sul paranaense.