Agro

John Deere anuncia investimento R$ 700 milhões em fábrica de Goiás

Multinacional fabricante de máquinas quer expandir a produção de equipamento com uso de inteligência artificial

Da Redação

Herbicidas representam 35% do mercado de defensivos nesta safra
Herbicidas representam 35% do mercado de defensivos nesta safra
Wenderson Araujo/Trilux

A John Deere, empresa global de tecnologia que fornece software e equipamentos para os setores agrícola, construção e florestal, anunciou nesta segunda-feira (22) o investimento de R$ 700 milhões em uma de suas fábricas no Brasil, em Catalão (GO), onde são fabricados pulverizadores e colhedoras de cana-de-açúcar. 

A empresa emitiu um comunicado, nesta segunda-feira (22) informando que a expansão visa ainda, a nacionalização da ferramenta de pulverização inteligente See & Spray™ a fim de atender à crescente demanda global por alimentos. 

“Com esta expansão da unidade teremos a adição de mais de 20 mil metros quadrados aos 69 mil metros quadrados da planta atual. Para acompanhar o crescimento exponencial da empresa no Brasil, está prevista a criação de aproximadamente 400 novos empregos provenientes do investimento nos próximos 60 meses - sendo 100 diretos e 300 indiretos”, explica Edison Drescher, diretor da fábrica da John Deere em Catalão (GO).

O investimento vai possibilitar que a John Deere nacionalize a produção do sistema, que utiliza visão computacional, inteligência artificial e machine learning para identificar e aplicar herbicidas na quantidade exata somente onde é necessário. Em testes realizados no Brasil, foi possível comprovar com o See & Spray Select uma economia no uso de herbicidas não residuais com potencial máximo de redução de até 97%, contribuindo para a sustentabilidade da produção e trazendo ganhos econômicos para o produtor. 

Essa ferramenta utiliza 30 câmeras instaladas ao longo dos mais de 30 metros da plataforma de pulverização. “Com os diversos anúncios de investimentos no Brasil esse ano, a John Deere reforça seu compromisso com a inovação tecnológica, a sustentabilidade e o desenvolvimento da agricultura brasileira. A companhia está constantemente pensando na agricultura tropical com o objetivo de atender às necessidades do cliente, o produtor brasileiro”, diz Antonio Carrere, vice-presidente de Vendas e Marketing da John Deere para a América Latina.

Tópicos relacionados