Oeste da Bahia lidera investimentos em irrigação no Brasil

Área de lavouras irrigadas na região soma 332,5 mil hectares, aponta Aiba

Oeste da Bahia lidera investimentos em irrigação no Brasil
Região oeste da Bahia lidera projetos de irrigação
Divulgação/Aiba

A região oeste da Bahia consolidou-se como o maior polo de produção agrícola irrigada do Brasil, de acordo com um levantamento recente realizado pela Embrapa Milho e Sorgo. A região ultrapassou o Noroeste de Minas Gerais, que anteriormente liderava o uso de irrigação por pivôs centrais. Entre 2002 e outubro de 2024, a área irrigada na região cresceu de 232,8 mil hectares para 332,5 mil hectares, evidenciando a adoção de tecnologias avançadas e práticas sustentáveis por parte dos agricultores.

Atualmente, o oeste baiano concentra 82% da área irrigada do estado, com destaque para os municípios de São Desidério e Barreiras. São Desidério lidera o ranking nacional com 91,6 mil hectares irrigados, enquanto Barreiras ocupa o segundo lugar, com 60,9 mil hectares. Esses dados foram obtidos por meio de imagens de satélites Sentinel e análises comparativas com dados da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

A irrigação vem ampliando a diversidade de cultivos na região para além da soja, milho e algodão. Lavouras como as de cacau, melancia e outras frutas, vem crescendo consideravelmente no oeste baiano nos últimos anos.

Moisés Schmidt, presidente da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), destacou o equilíbrio entre o crescimento produtivo e responsabilidade ambiental. “É importante destacar que, ao mesmo tempo em que recebemos esta notícia, comemoramos estes números, alcançados de forma responsável. A sustentabilidade é um dos pilares do agronegócio da Bahia, e estamos empenhados em garantir o uso eficiente dos recursos hídricos. Nesse sentido, temos implementado programas amplos de monitoramento, como o acompanhamento do Aquífero Urucuia e das águas superficiais, adotando práticas que favorecem a infiltração e o abastecimento do lençol freático”, afirmou.

Schmidt ainda ressaltou o compromisso dos agricultores com o desenvolvimento sustentável da região. “Esse equilíbrio entre produtividade e responsabilidade ambiental reflete o compromisso da Bahia em ser referência nacional no agronegócio sustentável, impulsionando o desenvolvimento socioeconômico sem comprometer os recursos naturais para as futuras gerações. Seguimos trabalhando juntos para consolidar nosso estado como um modelo de inovação e sustentabilidade”, concluiu.

O governo da Bahia recebeu com otimismo os resultados do levantamento da Embrapa. Para o secretário de Agricultura do Estado, Wallison Tum, os dados confirmam o papel estratégico da região no agronegócio sustentável. “O uso eficiente da irrigação permite a produção agrícola durante todo o ano, assegurando alimentos de qualidade, gerando emprego e renda, e consolidando a Bahia como um dos principais polos agrícolas do Brasil”, destacou o secretário.

Tum também ressaltou que o avanço do oeste baiano na irrigação sustentável serve como modelo para outras regiões do país. “A Bahia demonstra que tecnologia e sustentabilidade podem caminhar juntas, garantindo produtividade, preservação ambiental e segurança alimentar. É um orgulho para o estado liderar um movimento tão estratégico para o futuro do agronegócio brasileiro”, completou.

Mais notícias

Carregar mais