A operação de drones agrícolas está em alta no Brasil. Uma das principais revoluções tecnológicas do agronegócio ganha força no mercado de trabalho. Pilotos de drones agrícolas foi a profissão mais pesquisada no ano passado em uma rede social corporativa em 2024. Com a demanda alta, a oferta por cursos de operação de drones agrícolas também está aumentando no Brasil.
Somente na região do Triângulo Mineiro, o sistema FAEMG/Senar abriu 47 turmas para especialização nessa operação. “A cada feira, cada safra, a oferta de drones para a pulverização, mapeamento, em diversas áreas, cresce exponencialmente”, conta o instrutor José Renato Araújo. “Temos uma carência absurda para este setor no Brasil”.
O salário de um operador de drones agrícolas pode chegar a R$ 9 mil mais comissões por área pulverizada. Por isso, a especialização em operações agrícolas é essencial. O instrutor Paulo Henrique de Oliveira, que trabalha com drones há 10 anos, conta que em quase todas as operações do agronegócio, os drones estão presentes.