Plantar café em casa é alternativa para driblar os preços no mercado; aprenda a cultivar

Pé de café pode ser cultivado no quintal e até em vasos; veja o passo-a-passo de como plantar café em casa

Plantar café em casa é alternativa para driblar os preços no mercado; aprenda a cultivar
Com paciência e técnica, é possível cultivar café em casa
Gustavo Facanalli/Embrapa

O café está ficando cada vez mais caro e a tendência é que o preço do produto aumente mais nos próximos meses. As razões para isso estão no campo e na própria economia: o clima que atingiu as regiões produtoras de café em 2024 – Minas Gerais, São Paulo, Rondônia e Bahia – impactou a produtividade das plantas nas lavouras, que produziram menos. Isso já fez o preço subir consideravelmente. Já a alta do dólar, que chegou a R$ 6,18, estimulou as exportações, ou seja, a quantidade de café que tinha no Brasil ficou ainda menor.

Nos últimos 12 meses, o café acumulou altas de quase 40% e o preço para o consumidor foi o maior dos últimos 50 anos. E o preço deve subir mais nos próximos meses, pois a projeção é que a safra 2025 seja 4,4% menor.

Mas o cafezinho faz parte da rotina dos brasileiros e deixar de consumi-lo é quase impossível. No entanto, para driblar a crise, é possível produzir o próprio café em casa. Vai até demorar um pouquinho, mas o plantio caseiro pode ser a ‘salvação da lavoura’. 

Engana-se quem pensa que café só nasce em fazenda. Em São Paulo, existe um cafezal considerado o maior cafezal urbano do mundo. A plantação é do Instituto Biológico, possui 2,2 mil pés de café e produz seis variedades de café. O local fica pertinho do Parque do Ibirapuera e pode ser visitado pelo público. Essa plantação foi formada nos anos 1950 e serviu como um banco de pesquisa, mas hoje é um patrimônio público do Estado.

A planta de café pode ser cultivada em quintais e até em vasos. Veja o passo a passo de como produzir café em casa:

1.Compre as mudas de café em casas especializadas, certificadas pelo Ministério da Agricultura, ou lojas de jardinagem; as plantas de café podem ser de dois tipos, as de variedades arábicas ou as de variedades robustas. O café arábica é tradicionalmente cultivado em Minas Gerais e São Paulo, enquanto a robusta, na Bahia e Rondônia.

Os cafés arábica são mais suaves, podem ser tomados puros e têm até menos cafeína, já os cafés robustas são mais intensos, são solúveis e utilizados para blends.

2.Em casa, prepare o solo – no quintal ou em vaso - com matéria orgânica, fértil, bem drenado e com profundidade de pelo menos um metro;

3.Abra um buraco, coloque a muda e preencha com terra, cobrindo as raízes durante a estação chuvosa do ano. O ideal é que as plantas de café sejam cultivadas em locais com temperaturas quentes, longe de geadas ou ventos fortes.

O solo deve ser mantido sempre levemente úmido, mas sem exageros para não encharcar as raízes e um detalhe bem importante e que o pé de café requer muita luz solar (o ideal é plantar em um local com exposição total à luz solar) e fertilização do solo durante o seu desenvolvimento, portanto, invista em adubação! 

Entre o plantio e a primeira colheita, leva-se em torno de 30 meses, mas depois disso, o café deve produzir todos os anos. Nas fazendas, um cafezal produtivo chega a produzir por até 20 anos. E um detalhe importante é lembrar que o café é uma planta de ciclo bianual, ou seja, em um ano, ela produz mais e em outro, menos. Isso acontece naturalmente.

Mais notícias

Carregar mais