Preços da tilápia começam subir no Brasil devido à Quaresma

Altas ainda são tímidas, mas preços do peixe devem continuar em tendência de alta

Preços da tilápia começam subir no Brasil devido à Quaresma
Aproximação da Quaresma começa elevar preço da tilápia
Divulgação/CNA

A demanda aquecida e a proximidade do período da Quaresma já estão deixando a tilápia mais cara. A informação foi divulgada pelo Centro de Economia Aplicada (Cepea/Usp). Os pesquisadores do órgão apontam que, em janeiro, os preços do peixe já começaram aumentar. “Apesar de ser apenas um pequeno aumento, os colaboradores do Cepea relataram que a demanda por tilápia esteve mais aquecida ao longo de janeiro, visto que este é um período comum de abastecimento de peixes para o período da Quaresma”, informa o comunicado.

De acordo com levantamento feito pelo Cepea, as cotações da tilápia em janeiro chegaram a R$ 7,78/kg no Oeste do Paraná, ligeira alta de 0,26% frente ao mês anterior.  Na região dos Grandes Lagos (noroeste do estado de São Paulo e divisa de Mato Grosso do Sul), a média de preços foi de R$ 7,13/kg no primeiro mês deste ano, elevação de 0,34% em relação ao verificado no encerramento de 2024.

Outro tipo de carne  que também está mais cara é a de suíno. As cotações do suíno vivo e da carne estão em tendência de alta em fevereiro em todas as praças acompanhadas pelo Cepea. 

Segundo pesquisadores, o impulso vem das aquecidas demandas interna e internacional. Em janeiro, as exportações brasileiras de carne suína (in natura e processados) caíram em relação a dezembro, mas os embarques estão intensos neste começo de fevereiro. De acordo com os dados da Secex, as exportações da carne suína in natura apresentam média diária recorde em fevereiro, de 6,3 mil toneladas, significativos 57,8% acima da de janeiro e 42% maior que a de fevereiro do ano passado.

Mais notícias

Carregar mais