Reforma tributária pode reduzir preço das carnes e outros alimentos; assista

Série de reportagens ‘Imposto no Prato’ mostra como a reforma tributária vai impactar o agronegócio, da produção à mesa dos consumidores

A reforma tributária brasileira está finalizando o seu processo de regulamentação, e um dos temas mais debatidos foi a inclusão da carne na cesta básica com alíquota zero, que foi aprovado na Câmara de Deputados e deve ser debatido no Senado.

Atualmente, a carga tributária sobre carnes nos estados gira em torno de 12,7%, incluindo cerca de 7,5% de ICMS e outros impostos. O Ministério da Fazenda, entretanto, estima que, com a reforma tributária, esses valores podem mudar significativamente.

Atualmente, a proteína animal, como carne bovina e frango, não está totalmente isenta de tributos. Apesar de algumas reduções de impostos, a carga tributária sobre esses produtos ainda é significativa. Com a nova proposta, as carnes foram incluídas na lista de alimentos com imposto zerado.

O Agro Band preparou uma série especial que mostra quais serão os impactos da reforma tributária no agronegócio, da produção no campo até a mesa dos consumidores brasileiros. 

Mais notícias

Carregar mais