Agroband

Vaca detém títulos de Miss Brasil, Miss América e deve disputar o Miss Mundo

Musa venceu etapa nacional de concurso realizado no Paraná: ela já ostenta a medalha de bronze na categoria mundial

Viviane Taguchi

Vaca detém títulos de Miss Brasil, Miss América e deve disputar o Miss Mundo
Henrique Campinha/Divulgação

Uma vaca da raça Charolês nascida em Santa Catarina detém títulos importantes para o mercado agropecuário, como Miss America, Miss Brasil e o bronze no Miss Mundo das Vacas. Musa 522 Fonseca venceu, neste sábado (15) as etapas de julgamento da raça realizada na ExpoLondrina, em Londrina e em Maringá (PR) e, se conquistar o primeiro lugar em mais duas etapas, na Expointer (RS) e na ExpoLages (SC), vai disputar o título mundial, nos Estados Unidos, pela segunda vez.

Musa é uma matriz da raça Charolês da Cabanha Fonseca, da cidade de Caçador (SC), e tem três anos de idade apenas, mas suas qualidades já conquistaram o mundo. O proprietário da vaca, Renê Fonseca, explica: “Ela compõe o time de pista. São 300 animais na fazenda e a gente seleciona 10% para participar das exposições. Destes 30, tem vários que se destacam e vêm ganhando as exposições em Santa Catarina, no Paraná e no Rio Grande do Sul, mas ela é acima da média”.

De acordo com Fonseca, Musa fez um fato histórico ao ganhar todas as competições em que participou até agora. “Ela ganhou todas as maiores exposições do Paraná e ganhou a Expointer, em Esteio (RS), que a maior feira da América Latina”.

Fonseca destaca que a matriz foi eleita, ainda, Suprema Grande Campeã Nacional, disputando com 150 vacas dentro da Expointer, em 2022. Durante os meses de março até dezembro, ela só participou dos concursos. “Ela ganhou a ExpoLages, que é bem tradicional na nossa região, e devido a ela ser a Miss Brasil, porque é a Suprema Grande Campeã Nacional, ela se credenciou para disputar como a campeã da raça na América do Sul e foi premiada com a medalha de melhor vaca do Brasil e melhor vaca da América do Sul”, cita Fonseca.

Segundo ele, Musa também participou do concurso Miss Mundo, nos Estados Unidos, que reuniu 30 países. Nesta competição, ele conta, a Antártida não leva representantes, mas a América é dividida entre Américas do Sul e do Norte. “Como ela foi a Miss América, disputou o Miss Mundo com quatro animais, da Argentina, dos Estados Unidos, Noruega e Austrália, e ela ficou com a medalha de bronze. É a terceira melhor vaca do mundo da raça Charolês.”

Fonseca descreve o que faz Musa se diferenciar das concorrentes: “Bastante carne, bastante precocidade. Ela tem uma profundidade de costela. Ela tem a linha de lombo bem parelha, não tem inserção de cauda. Dá para ver os quartos, onde a carne desce mais, comparando com as outras”, diz.

“A passagem de pescoço e paleta é tudo uniforme. A cabeça dela é bem proporcional ao corpo. É o conjunto que faz o destaque. E também a idade com o peso. E ela caminha muito bem. Ela para muito bem na pista, produz bem. Ela tem uma úbere bonita, produz bastante leite”, completa o proprietário.

Ele ainda conta que em todas as exposições em que a Musa participou, ela era acompanhada por um bezerro, que ela desmamou porque vai parir novamente, “mostrando que é uma vaca bem produtiva”.

“Comparando com as outras que disputaram com ela, ela sempre foi superior”, comemora Fonseca, explicando que a matriz, mesmo sendo grande campeã, recebe um tratamento semelhante aos outros animais da fazenda. “Ela fica solta a campo e, como participa do time de pista, todo dia ela recebe um suplemento, como os outros 30 animais que disputam a pista, que recebem um tratamento um pouquinho melhor do que o restante. Mas eles ficam soltos, só comem uma quantidade fornecida de ração e já voltam para o campo”.

Mais notícias

Carregar mais