Tacaimbó fica a aproximadamente 170 km do Recife (PE). Logo na entrada da cidade é possível decifrar quem é o carro-chefe na economia local: o maxixe. O Thaide, repórter da Band, foi até a cidade para conhecer a plantação, cuidados e para provar a famosa maxixada.
O maxixe é uma hortaliça de origem africana, que dá em plantas rasteiras e adora um clima (bem) quente e, por isso, se tornou muito comum nas lavouras e no cardápio nordestino.
De acordo com os produtores de maxixe na região, em um hectare de plantação de maxixe, é possível colher até 10 toneladas da hortaliça. O plantio é feito em canteiros protegidos e exige muita adubação. Existem dois tipos de maxixe: o caipira, mais comum na região norte, onde aparece com mais espinhos, e o japonês, que não tem espinhos.
O maxixe é rico em proteína, cálcio e vitamina c, servindo como um importante item no plano alimentar de atletas de alta intensidade. Há diversas formas de experimentar o maxixe e dele, surgiu a famosa Maxixada, que é maxixe cozido com quiabo e outras verduras, acompanhado de vinagrete, cebolas e tomates e finalziada com creme de leite! Mas, a recomendação de especialistas, é ingeri-lo cru, numa espécie de salada, que o Thaíde também provou.