Band Multi - Bauru e Marília

Jaú equipa policlínicas com salas de hidratação contra à dengue

As salas são Residencial Bernardi e Jardim Pedro Ometto

Por Hiltonei Fernando

Jaú equipa policlínicas com salas de hidratação contra à dengue
foto: cedida

Para garantir um atendimento rápido à pacientes com sintomas de dengue, a Secretaria de Saúde de Jaú-SP, equipou as policlínicas dos bairros Residencial Bernardi e do Jardim Pedro Ometto com salas de hidratação, que ajudam a prevenir casos graves da doença.

Em campo, ações de eliminação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, continuam sendo executadas todos os dias. Quando casos da doença são confirmados em determinado bairro, Agentes de Combate às Endemias (ACE) vão ao local eliminar possíveis criadouros do inseto com uso de larvicidas, retirar de circulação recipientes que possam acumular água, orientar a população e fazer aplicação de inseticida com bomba costal (nebulização).

NEBULIZAÇÃO
Para aumentar a eficácia do processo de nebulização, moradores devem deixar suas casas com portas e janelas abertas. Alimentos, gaiolas e aquários devem permanecer cobertos. Animais domésticos devem ficar em um local seguro, como banheiros.

PARTICIPAÇÃO DE TODOS
O combate à dengue exige medidas para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, que além da dengue transmite também zika e chikungunya. Por isso, é indispensável que a população participe:
- não deixando água parada;
- não juntando vasilhas e utensílios que possam acumular água;
- trocando a água dos animais de estimação com frequência;
- forrando vasos e pratinhos de plantas com terra;
- certificando-se de que não há água parada em calhas e lajes;
- mantendo quintais e terrenos limpos; 
- e principalmente: PREMITINDO A ENTRADA DOS AGENTES DE ENDEMIAS EM SUAS CASAS - eles estão sempre uniformizados e portando crachás, e quem tiver dúvidas sobre a identidade deles deve ligar para o telefone (14) 3602-3777.

Informação: Secom Jaú