Jaú usa produtos da Agricultura Familiar na alimentação de estudantes

Um caminhão é usado na distribuição dos produtos

Por Hiltonei Fernando

Jaú usa produtos da Agricultura Familiar na alimentação de estudantes
Um caminhão é usado na distribuição dos produtos
foto: cedida

Há pelo menos um mês alimentos frescos produzidos na Agricultura Familiar estão sendo usados no preparo da alimentação dos estudantes da rede pública de ensino de Jaú-SP. A iniciativa da prefeitura, por meio das secretarias de Educação e Agricultura (Seagri), está fundamentada na implantação do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Além de contribuir para uma alimentação mais saudável dos alunos, o programa também valoriza a produção da Agricultura Familiar, fomentando inclusão a aumento de renda para o pequeno produtor rural. Entre outros produtos são fornecidos feijão, mandioca, abacaxi, chuchu, cenoura, couve, alface, repolho e banana. O recebimento é feito pela Seagri no Recinto de Exposições Sebastião Ferraz de Camargo Penteado, no Jardim Padre Augusto Sani, onde a pasta dispõe de câmera fria para conservação.

Após recebimento a Secretaria de Educação faz a pesagem e separação dos itens por escola, para composição da merenda escolar de cada unidade. A distribuição é feita pelo Departamento de Alimentação Escolar (DAE). Outro valor agregado com a implantação do PNAE foi a conquista de um caminhão, utilizado na distribuição dos produtos.