Pederneiras participa da Conferência Intermunicipal do Meio Ambiente

São 17 municípios unidos contra a emergência climática

Hiltonei Fernando

Pederneiras participa da Conferência Intermunicipal do Meio Ambiente
São 17 municípios unidos contra a emergência climática
foto: cedida

Será realizado no dia 20 de Janeiro de 2025, de forma exclusivamente on-line, através da plataforma zoom, a partir das 9h, a 1ª Conferência Intermunicipal do Meio Ambiente do Centro Oeste Paulista - CIMA – COP. A Conferência é uma das etapas mais importantes da 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente (CNMA) e tem como objetivo incentivar a ampla participação da população na construção de propostas para enfrentar os desafios climáticos, além de eleger delegados que representarão o município na etapa estadual.

“A Conferência Intermunicipal sobre Desastres Climáticos é mais do que um evento; é um chamado à ação para toda a região Centro-Oeste Paulista. Estamos diante de desafios urgentes que impactam diretamente nossas cidades e a qualidade de vida da nossa população: secas prolongadas, enchentes devastadoras, queimadas cada vez mais frequentes. Esses problemas não respeitam fronteiras municipais e, por isso, exigem soluções colaborativas e integradas.  

A conferência é uma oportunidade única para unirmos forças sociedade civil, empresas e governos – na construção de um futuro resiliente e sustentável para a nossa região. Se não agirmos agora, os prejuízos econômicos e sociais continuarão a crescer exponencialmente. Este é o momento de transformar nossa preocupação em ação e de demonstrar, através de projetos e propostas, que a região Centro-Oeste Paulista é capaz de liderar a transição para um modelo de desenvolvimento que priorize o bem-estar da população e a preservação do meio ambiente" afirma, Roberta Alvarenga Diretora-fundadora do Instituto Repense. O Instituto é o responsável pela realização da Conferência Intermunicipal. 

Sobre a Conferência
Participar das conferências do meio ambiente traz inúmeros benefícios para as cidades brasileiras. Entre eles, destaca-se o acesso a conhecimento e inovação. As conferências oferecem uma plataforma única para que gestores e técnicos municipais se capacitem e adquiram novas habilidades e conhecimentos sobre gestão ambiental. A mobilização para as conferências municipais e intermunicipais, é uma iniciativa do governo federal. 

A participação também fortalece a governança ambiental local. Ao envolver diferentes setores da sociedade, como governo, sociedade civil e setor privado, as conferências promovem a construção de políticas públicas mais abrangentes e alinhadas com as necessidades e expectativas da população.
 
Além disso, os municípios que participam das conferências têm a oportunidade de influenciar políticas estaduais e nacionais de meio ambiente. Isso significa que as ideias e soluções desenvolvidas por cada município terão o potencial de impactar políticas em uma escala maior. 

O Instituto Repense é uma organização sem fins lucrativos comprometida com a promoção da sustentabilidade e da justiça climática. Atuamos na educação, mobilização e articulação de iniciativas que integram meio ambiente, sociedade e economia, sempre alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Nossa missão é repensar o presente para construir um futuro mais justo, regenerativo e resiliente, fortalecendo comunidades e preservando nossos ecossistemas.

Informação: Secom Pederneiras