Band Multi

Pessoas com deficiência ganham acesso a cadeiras adaptadas

Os equipamentos fazem parte do programa de ecoturismo

Por Hiltonei Fernando

Os equipamentos fazem parte do programa de ecoturismo
Os equipamentos fazem parte do programa de ecoturismo
foto: cedida

A Secretaria Municipal de Direitos Humanos de Marília-SP transferiu para a Secretaria Municipal de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico os kits de cadeiras adaptadas de trilhas fornecidos pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, através do projeto Trilha Acessível, desenvolvido pelo programa Cidade Acessível. 

Os equipamentos agora vão fazer parte de um programa de incentivo ao ecoturismo inclusivo no município, que disponibilizará gratuitamente as ferramentas de inclusão para pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida de Marília-SP. O programa está em fase de regulamentação para ser lançado. Os equipamentos chegaram no último mês, após a inclusão do município no projeto Trilhas Acessíveis. 

Trilha Acessível 

O projeto ‘Trilha Acessível’ foi lançado em 2022 pelo programa ‘Cidades Acessíveis’, da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência. A iniciativa consiste na disponibilização de cadeiras adaptadas para cadeirantes ou pessoas com mobilidade reduzida para utilização em trilhas ou programas inclusivos de cidades turísticas e unidades de conservação ou locais de difícil acesso a cadeirantes. 

“As Pessoas Com Deficiência (PCD) têm o direito ao turismo e ao lazer em igualdade de oportunidades com as demais pessoas. Estamos muito gratos com o apoio do Estado em nossas ações de inclusão e acessibilidade e em breve os equipamentos estarão disponíveis para a população”, garantiu o prefeito de Marília, Daniel Alonso.

Cadeiras adaptadas

A cadeira adaptada para trilhas é um equipamento com um assento e encosto acolchoado, com cintos de segurança, apoio para os pés, uma roda central embaixo do assento, duas barras na frente e duas barras atrás que servem para puxar e empurrar por outros ajudantes, e hastes ou barras laterais que servem para estabilizar a cadeira de trilha quando ela estiver parada, e os ajudantes quiserem descansar. O modelo ainda vem com freios e amortecedores.

A cadeira adaptada para trilhas já está disponível em diversas cidades turísticas do Estado, inclusive Parques Estaduais, como do Jaraguá, Serra do Mar, Ilha do Cardoso, Nascentes do Paranapanema, Caverna do Diabo, Prelado, Ilha Bela, Campina do Encantado, Furnas do Bom Jesus, Itinguçu, Rio Turvo, Vassununga, Carlos Botelho, Morro do Diabo, Ilha Anchieta, entre outros.

Informação: Secom Marília