Prefeito de Agudos toma posse como membro titular do Comitê de Bacias Hidrográficas

É o comitê do Tietê-Batalha para o biênio 2025-2027

Hiltonei Fernando

Prefeito de Agudos toma posse como membro titular do Comitê de Bacias Hidrográficas
É o comitê do Tietê-Batalha para o biênio 2025-2027
foto: cedida

Em reunião realizada na cidade de Cafelândia-SP, na tarde de segunda-feira (10), o prefeito de Agudos-SP, Rafael Lima, tomou posse como membro titular do Comitê de Bacias Hidrográficas do Tietê-Batalha para o biênio 2025-2027.

O prefeito foi um dos escolhidos para atuar na gestão participativa dos recursos hídricos, com ênfase no Rio Batalha, que nasce na Serra da Jacutinga, em Agudos-SP. A partir dessa participação, serão definidas prioridades para a proteção dos recursos hídricos no município, além de buscar meios para obter financiamentos necessários para projetos de preservação dos cursos d’água, conservação do solo e da biodiversidade.

No estado de São Paulo, desde 1991, está em vigor a Política Estadual de Recursos Hídricos e o Sistema Integrado de Gerenciamento de Recursos Hídricos (SIGRH). Essa iniciativa deu origem ao Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CRH), aos Comitês de Bacias Hidrográficas (CBH) e ao Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FEHIDRO). O estado foi dividido em 22 Unidades de Gerenciamento de Recursos Hídricos (UGRHIs), com a participação de representantes do Estado, dos Municípios e da Sociedade Civil.

A principal função dos Comitês de Bacias Hidrográficas é estabelecer prioridades de ação e investimentos para a recuperação e preservação dos recursos hídricos. Para isso, cada Comitê de Bacia Hidrográfica elabora seu Plano de Bacia Hidrográfica, que orienta as políticas e iniciativas na região.

Informação: Secom Agudos