Prefeitura de Agudos recolhe 180 caminhões de resíduos em uma semana

A Operação “Bairro Limpo” percorre os bairros da cidade

Por Hiltonei Fernando

Prefeitura de Agudos recolhe 180 caminhões de resíduos em uma semana
A Operação “Bairro Limpo” percorre os bairros da cidade
foto: cedida

Em uma semana com a Operação "Bairro Limpo", a Secretaria de Vias Públicas de Agudos-SP recolheu cerca de 180 caminhões de resíduos descartados irregularmente em ruas, terrenos e calçadas. A ação, que teve início no dia 1º de abril, visa promover a limpeza e a conscientização ambiental nos bairros do município.

Durante os primeiros dias de operação, os bairros Parque Pampulha, Jardim Europa, Núcleo Habitacional João Ferreira Silveira (Cohab IV) e Jardim Danúbio receberam as equipes de limpeza. A operação percorreu essas regiões removendo desde galhos secos e restos de podas de árvores e jardinagem, até lixo, inservíveis e entulho.

Atualmente, os trabalhos estão concentrados nos bairros Centenário Park, Vale dos Pinheiros e Bem Viver. No entanto, apesar dos esforços da prefeitura em manter a cidade limpa e organizada, alguns moradores insistem em desrespeitar as normas de descarte de resíduos, continuando a depositar lixo de forma irregular em terrenos e ruas. 

“Estamos trabalhando para deixar a cidade limpa e organizada, especialmente neste período em que a dengue está em alta. Esta ação irá percorrer todas as regiões da cidade, levando serviços de zeladoria e limpeza”, explica o Secretário de Vias Públicas, Gabriel Machado.

A prefeitura continua solicitando a colaboração dos moradores para que não façam o descarte incorreto de lixo, inservíveis e entulho, uma vez que o município já registrou 137 casos positivos de dengue e esse tipo de resíduo é propício para a proliferação do mosquito aedes aegypti.

“É fundamental ressaltar que a participação da população é essencial nesse esforço conjunto de combate ao Aedes aegypti. Cada cidadão deve estar ciente dos riscos e adotar medidas preventivas em suas residências, como eliminar recipientes que possam acumular água parada, onde o mosquito deposita seus ovos”, explica Joseval Aparecido de Moraes, Coordenador da Vigilância Sanitária.

Informação: Secom Agudos