Jovens são os que mais perdem a vida em motos em Campinas, aponta Emdec

47% das mortes no trânsito em Campinas são de motociclista, apesar de representar apenas 16% da frota licenciada na cidade

Da Redação

Jovens são os que mais perdem a vida em motos em Campinas, aponta Emdec
Os jovens são os que mais perdem a vida em motos em Campinas
foto: cedida

Um levantamento da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), divulgado nesta segunda-feira (24), aponta que 47% das mortes no trânsito são de motociclista, apesar de representar apenas 16% da frota licenciada na cidade. O boletim ainda aponta que os jovens são os que mais perdem a vida em motos em Campinas.  

O levantamento foi realizado pela área de gestão de base de dados da Emdec, com a Iniciativa Bloomberg para Segurança Viária Global (BIGRS). O documento leva em contata dados coletados em 2022.

Ações educativas visam mudar realidade 

Aliada da conscientização, a educação para o trânsito também compõe as ações programadas para esta semana. Para dialogar sobre os cuidados necessários para mudar o alto índice de óbitos, no Dia do Motociclista, a Emdec realizará abordagens educativas em áreas de espera de motos, em cruzamentos de diferentes pontos da cidade. 

Durante a ação, uma equipe de educação da Emdec distribuirá folhetos e orientará os condutores de moto sobre fatores de risco, como o excesso de velocidade e a combinação de álcool e direção, além de falar sobre o uso correto do capacete e o respeito à sinalização.  

A Emdec realiza ações educativas exclusivas para motociclistas de forma permanente e semanal, em diferentes pontos da cidade, por meio do programa de segurança viária 3Rs (Respeite, Repense, Reduza). Unindo educação, comunicação, desenho de vias e fiscalização, o programa visa conscientizar sobre a condução segura, ampliar a segurança do motociclista e reduzir mortes e lesões. 

Nas últimas duas semanas, a Emdec promoveu ações educativas em que antenas corta-pipa e folhetos com informações sobre segurança foram distribuídos a motociclistas. As abordagens aconteceram nos dias 13 de julho, no Balão do Londres, onde 500 antenas foram entregues; e no dia 20, no Centro, com a entrega de 150 antenas. 

Tópicos relacionados