Cerca de 20 mil pessoas, entre público e representantes das forças de segurança e de entidades civis, estiveram presentes na manhã deste sábado (7), na Avenida Francisco Glicério, em Campinas (SP), durante o desfile cívico-militar em comemoração aos 202 anos da Independência do Brasil. A cerimônia teve início com o hasteamento das bandeiras do Brasil, do Estado de São Paulo e da cidade de Campinas.
O evento contou com a participação de integrantes do Exército, da Escola de Cadetes, da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros e da Guarda Municipal, além de representantes de escolas de Campinas. O Lar do Velhinhos, Escoteiros, Patrulheiros e delegações de outros países também estiveram presentes. A passagem de grupamentos motorizados também chamou a atenção do público.
Stella Mendes estava na plateia, entre o público que foi prestigiar o evento, e contou que faz questão de assistir todos os anos ao desfile. "Venho desde criança, minha mãe sempre me trazia", acrescentou. Agora, além da mãe e da irmã, traz o filho Benjamin, de três anos. "Gosto de ver o Exercício, a organização dos militares", afirmou.
Assim como Stella, para Thialis Alves, assistir ao desfile no dia 7 de Setembro era passeio obrigatório durante a infância. Neste ano, ela levou pela primeira vez a filha Aylla, de 3 anos, e a esposa, Lauren. "Acho sensacional esse sentimento patriótico, quero passar isso para a minha filha".
O evento cívico-militar foi realizado pela Prefeitura de Campinas, por meio das Secretarias de Cultura e Turismo; Educação; Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação; Serviços Públicos; Cooperação nos Assuntos de Segurança Pública; Emdec; Setec e Sanasa; além da Administração do Paço; juntamente com o Exército.
Após o desfile oficial, aconteceu o tradicional Grito dos Excluídos.