5ª edição da Corrida Vera Cruz conta apoio da Emdec que fará interdições nas vias percorridas

A prova será no domingo, dia 13 de outubro e contará com 1.500 participantes

Por Da redação

5ª edição da Corrida Vera Cruz conta apoio da Emdec que fará interdições nas vias percorridas
Corrida Vera Cruz 2023
Foto: Rogério Capela

A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) preparou uma operação especial de trânsito e transporte para apoiar a realização da Corrida Vera Cruz 2024, que acontecerá no próximo domingo, 13 de outubro de 2024, na cidade de Campinas/SP. Organizado pela Noblu Sports, o evento terá largada e chegada na Avenida Dr. Jesuíno Marcondes Machado, no bairro Nova Campinas, recebe 1.500 atletas.

 A corrida contará com duas distâncias: 6 km e 12 km, com largada única para todos os participantes às 7h30. A organização do evento reserva-se o direito de atrasar a largada ou suspender a prova em caso de necessidade para garantir a segurança dos atletas e do público.

Percurso

A prova de 6k segue pelas vias Dr. Jesuíno Marcondes Machado, retorno na Maria Conceição Franco de Andrade, Jesuíno Marcondes Machado, Engenheiro Carlos Stevenson (sentido bairro – Centro), José de Souza Campos (sentido Guarani – Taquaral), retorno na Alecrins, José de Souza Campos (Taquaral – Guarani), retorno na Dr. Moraes Salles, José de Souza Campos (Guarani – Taquaral), Engenheiro Carlos Stevenson (Centro – bairro), com retorno pela rua Artur Freitas Leitão e avenida Dr. Jesuíno Marcondes Machado.

 O trajeto da 12k será pelas vias Dr. Jesuíno Marcondes Machado, retorno na Maria Conceição Franco de Andrade, Jesuíno Marcondes Machado, Engenheiro Carlos Stevenson (sentido bairro – Centro), José de Souza Campos (sentido Guarani – Taquaral), Júlio Prestes, Vital Brasil, acesso à pista interna da rua Vital Brasil (ao lado praça Arautos da Paz), Arlindo Carpino (pista interna), Dr. Heitor Penteado (pista interna), ciclovia da praça Arautos da Paz, Dr. Heitor Penteado (interna), retorno na Barão de Itapura, Dr. Heitor Penteado (interno), Duarte Coelho, Júlio Prestes, José de Souza Campos (Taquaral – Guarani), retorno na Dr. Moraes Salles, José de Souza Campos (Guarani – Taquaral), Engenheiro Carlos Stevenson (Centro – bairro), Jesuíno Marcondes Machado, retorno na rua Artur Freitas Leitão para a chegada, no mesmo ponto de partida, na avenida Dr. Jesuíno Marcondes Machado.

Agentes da Emdec vão orientar motoristas nas vias

 Ações operacionais

Nos dias que antecedem a prova foram fixadas sete faixas informativas, nas vias em que haverá o bloqueio viário. A avenida Dr. Jesuíno Marcondes Machado, no local da partida / chegada, será bloqueada a partir das 3h30 de domingo (13).

 Durante a madrugada haverá reserva de vagas nos locais abaixo:

- Avenida Jesuíno Marcondes Machado (faixa da direita), entre as ruas Engenheiro Carlos Stevenson e Dom Francisco de Campos Barreto;

- Rua Dr. Paulo Castro Pupo Nogueira (ambos os lados), entre a avenida Jesuíno Marcondes Machado e rua Dr. Ferreira de Camargo; e

- Rua Vital Brasil, entre as avenidas Júlio Prestes e Dr. Heitor Penteado.

 A partir das 4h será feito o compartilhamento das vias que receberão a prova, com cones para separar os veículos dos atletas. Às 7h agentes da Mobilidade Urbana ficarão posicionados nos pontos de operacionalização do trânsito. Serão 32 cruzamentos operacionalizados com a presença dos agentes; e outros 51 com a sinalização de cavaletes.

 Bloqueios totais

A partir das 3h30 a avenida Jesuíno Marcondes Machado, a partir do numeral 70 e a Rua Dr. Paulo Castro Pupo Nogueira será bloqueada totalmente até o final da corrida em torno de 11h. No local será feita a montagem das estruturas da corrida.

 A rua Dr. Paulo Castro Pupo Nogueira, entre a avenida Jesuíno Marcondes Machado e rua Dr. Ferreira de Camargo, também ficará bloqueada para ser utilizada pela organização do evento.

 Transporte coletivo

Demais bloqueios serão parciais para compartilhamento de vias entre atletas e veículos ou temporários permanecendo fechados somente para a passagem dos atletas. O trânsito poderá, eventualmente, apresentar lentidão. Poucos trajetos de linhas de ônibus terão alterações momentâneas com desvio orientado por agentes. Para a maioria das linhas, somente será necessário aguardar a passagem dos atletas para a transposição de cruzamentos.

 No balão do 4° DP (Distrito Policial) e nos pontos de embarque-desembarque da avenida Carlos Stevenson haverá informativo de ponto desativado e o apoio de uma agente motorizada, percorrendo pontos momentaneamente desativados para orientação dos usuários para onde se dirigirem.

 No total, 54 agentes da Mobilidade Urbana estarão em campo para as ações de operacionalização do trânsito e do transporte público coletivo. A expectativa é de que todas as interdições viárias sejam finalizadas até as 11h. Além dos agentes presentes nos pontos mais sensíveis do trajeto, equipes semafóricas e operadores da Central de Monitoramento de Operações prestarão apoio remoto ao evento.

 A Ciclofaixa de Lazer Taquaral / Norte Sul, funcionará em seu trajeto total logo que a prova terminar. 

Dúvidas sobre o trânsito, circulação e transporte coletivo podem ser esclarecidas pelo telefone 118, o "Fale Conosco Emdec". Ou pelo WhatsApp (19) 3731-2910. Este número também recebe chamadas realizadas a partir de outra cidade ou DDD.

Com o objetivo de garantir o bom andamento do evento, os agentes estarão a postos para realizar os bloqueios temporários ao tráfego de veículos e assegurar o compartilhamento de pistas em trechos específicos, destinando parte das faixas para os atletas e outra para a circulação de veículos.

Sobre a Noblu

A Noblu Sports Business comemora 20 anos de trajetória marcada por inovação, crescimento e projeção internacional. Fundada em 2003 por Augusto Dottaviano, a empresa surgiu para preencher uma lacuna no mercado esportivo do interior de São Paulo, especializando-se em marketing e negócios. Inicialmente, em um espaço improvisado, a Noblu rapidamente ganhou destaque com a organização de eventos esportivos, como torneios de futevôlei e raquetinha, e em 2005, já estava estabelecida em sede própria.

A primeira grande visibilidade veio com a realização da corrida 6k do Rosa, atraindo marcas como Oba, Pague Menos e Red Bull. Desde então, a Noblu consolidou seu nome, organizando grandes eventos como a Meia Maratona de Campinas e parcerias com marcas internacionais. Em 2011, a empresa expandiu-se para outros estados, incluindo eventos em Brasília e Fortaleza.

Mesmo com os desafios da crise de 2018 e da pandemia, a Noblu ressurgiu, consolidando-se como referência em marketing esportivo. Em 2023, a entrada da Holding Souza Participações deu novo impulso à empresa, que agora visa expandir-se internacionalmente, com planos de abertura de uma filial em Portugal e expansão na Europa.

Com uma história marcada por sucesso e reinvenção, a Noblu Sports Business está pronta para uma nova etapa em sua trajetória.

Tópicos relacionados