Band Multi

Piracicaba confirma mais 4 casos de Monkeypox e um bebê faz parte dos infectados

Todos os pacientes têm histórico de viagem internacional. Os outros infectados são homens de 23, 29 e 35 anos

*Rafaela Oliveira

Paciente de Monkeypox apresenta lesões parecidas com espinhas ou bolhas.
Paciente de Monkeypox apresenta lesões parecidas com espinhas ou bolhas.
Reprodução

A prefeitura de Piracicaba confirmou, nesta segunda-feira (08/08), mais quatro casos de monkeypox, conhecida como varíola dos macacos. Entre os infectados está uma criança de 1 ano. Os demais, são homens de 23, 29 e 35 anos. Todos têm histórico de viagem internacional.

Em nota, a prefeitura afirma que “todos os pacientes e os responsáveis pela criança foram notificados e todos seguem em isolamento domiciliar, sob acompanhamento da Vigilância Epidemiológica".

Até o momento, o município soma seis casos confirmados de monkeypox. Outros dois infectados foram confirmados na semana passada, sendo homens, de 38 e 26 anos. 

Apesar do nome, mal traduzido como “varíola dos macacos”, a pasta reforça que o vírus da monkeypox faz parte da mesma família da varíola e lembra que o surto atual não tem a participação de macacos na transmissão para seres humanos. “A transmissão ocorre entre pessoas e o atual surto tem prevalência de transmissão de contato íntimo e sexual”, explica o secretário de Saúde, Filemon Silvano.

Prevenção

Para se prevenir da Monkeypox é necessário tomar alguns cuidados, como evitar contato íntimo ou sexual com pessoas que tenham lesões na pele; evitar beijar, abraçar ou fazer sexo com alguém com a doença.

Também é orientado evitar compartilhar roupas de cama, toalhas, talheres, copos, objetos pessoais ou brinquedos sexuais.

Além disso, cuidados básicos adquiridos com a pandemia de coronavírus devem ser mantidos. Sendo recomendado continuar realizando a higienização das mãos com água e sabão, usar álcool em gel e fazer o uso de máscaras, protegendo contra gotículas e saliva.

Sintomas

O principal sintoma é o surgimento de lesões parecidas com espinhas ou bolhas que podem surgir no rosto, dentro da boca ou em outras partes do corpo, como mãos, pés, peito, genitais ou ânus; caroço no pescoço, axila e virilhas; febre; dor de cabeça; calafrios; cansaço; e dores musculares.

*Sob supervisão de Rose Guglielminetti.  

Tópicos relacionados