Com a construção de um aceiro de 400 metros, realizado pelas equipes da Guarda Municipal de Jundiaí/Divisão Florestal em apoio ao Corpo de Bombeiros, foi possível conter uma das frentes do incêndio que atinge a Serra do Japi, em Jundiaí. As equipes atuam em conjunto com o Corpo de Bombeiros de Jundiaí no combate ao incêndio, iniciado por volta das 11 horas de quarta-feira (26/07). Os trabalhos continuam nesta sexta-feira (28/07) sendo realizados com aceiros, abafadores e bombas costais, em decorrência da dificuldade de acesso no terreno (Fazenda Santa Martha).
Ainda não é possível mensurar a área atingida. Cerca de 10 guardas municipais atuam em apoio ao Corpo de Bombeiros na ação. Um caminhão tanque da Divisão Florestal está carregado com mil litros de água pronto para ser utilizado, porém o local é de difícil acesso, sendo utilizado os equipamentos individuais.
A Prefeitura de Jundiaí, por meio da Defesa Civil da cidade, conta com a Operação Estiagem, que, entre outras iniciativas, conta com equipes de força-tarefa para o apoio aos combates aos incêndios florestais de grande porte, que são comandados pelas GM/Divisão Florestal e Corpo de Bombeiros. Todos os esforços estão sendo empreendidos para a eliminação do foco.
A Guarda Municipal orienta a população que ao trafegar pelas estradas e rodovias, não lance pontas de cigarro pela janela do veículo. Com a baixa umidade, a vegetação seca se incendeia com facilidade. Descartar latas de metal, cacos ou garrafas de vidro às margens de ruas e estradas também podem gerar incêndios, pois os materiais se aquecem ao sol dando origem às queimadas.
Para denunciar queimadas, principalmente aquelas em que se possa identificar o causador, os telefones são: 153 – Disque Emergência Guarda Municipal, a ligação é gratuita; ou 4492-9060, no Centro de Operações Táticas (COT).