Uma aeronave modelo Boeing 737 realizou um pouso de emergência, na tarde desta segunda-feira (12), deixando a pista do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), fechada por cerca de 2 horas. Os pneus do trem de pouso estouraram durante a decolagem e aterrissagem do avião. Ninguém ficou ferido.
Segundo a concessionária Aeroportos Brasil, administradora do aeroporto, 35 voos de saída e 23 voos de chegada foram cancelados, durante o período em que ficou interditado. A pista foi liberada às 17h43, após retirada da aeronave.
O Boeing da empresa Modern Logistics tinha como destino Minas Gerais. A decolagem aconteceu por volta de 12h30, quando o primeiro pneu estourou. Então o piloto declarou situação de emergência, realizando procedimento de queima de combustível por cerca de duas horas e por volta das 15h31 pousou a aeronave levando a estourar outro pneu do lado esquerdo, danificando o trem de pouso.
“A aeronave permaneceu na pista desde o momento do pouso, interditando o aeroporto para pousos e decolagens. Todos os procedimentos de segurança foram acionados e a equipe de Bombeiros e as ambulâncias estavam posicionados para acompanhar o pouso. A concessionária acionou o Centro de Gerenciamento de Crises para avaliar e mitigar os impactos”, informou a concessionária em nota.
Trajetória do avião
*Estagiária sob supervisão