Alerta aos turistas: temporal atinge Litoral Paulista no feriado de Páscoa

Apesar de chover moderadamente nas regiões de Campinas e Sorocaba, a Defesa Civil alerta aos moradores que pretendem descer para as praias paulistanas que redobrem a atenção

Por Rafaela Oliveira

Alerta aos turistas: temporal atinge Litoral Paulista no feriado de Páscoa
Trecho bloqueado da rodovia SP-055 no litoral norte de SP em fevereiro de 2023
Defesa Civil de Ubatuba

O final de semana de Páscoa está chegando e, segundo a Defesa Civil do Estado de São Paulo, virá acompanhado de chuvas nas regiões de Campinas (SP) e Sorocaba (SP). As chuvas mais intensas irão atingir o Litoral Paulista; então, quem pretende descer para praia deve redobrar o cuidado. As chuvas têm início nesta sexta-feira (7), permanecendo até segunda-feira (10).

Em Sorocaba, Campinas, Capital e Região Metropolitana de São Paulo, a previsão é de chuva moderada. O destaque e atenção ficam voltados para Baixada Santista, Itapeva, Litoral Norte, Vale do Paraíba, Vale do Ribeira e Serra da Mantiqueira, onde haverá chuva forte e contínua. Em nota, a Defesa Civil ainda alerta: 

Recomendamos atenção redobrada para os turistas que descerão neste feriado de Páscoa para o Litoral Paulista. 

Além disso, o órgão diz que devido aos últimos acontecimentos no fim de semana de Carnaval, no Litoral Norte, ressalta que alguns trechos que margeiam as rodovias da região ainda apresentam sinais de instabilidade devido aos grandes acumulados de chuva.

Há condições de chuvas fortes, contínuas e moderadas, acompanhadas de descargas elétricas e fortes rajadas de vento, com risco para transtornos como desabamentos, desmoronamentos, deslizamentos, inundações, alagamentos, enxurradas e raios. Portanto, se ressalta a importância de cuidado especial nas áreas mais vulneráveis. Os dados foram divulgados durante reunião realizada nesta quarta-feira (5), entre o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergência) do Estado, Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais), INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) e Cenad (Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres).

As pessoas que moram em área de risco devem ficar atentas aos sinais de movimentação do solo, como postes e árvores inclinadas, rachaduras nas paredes e portas e janelas emperradas. Diante desses sinais deve-se sair imediatamente do local e acionar a Defesa Civil pelo número 199.

A Defesa Civil tmbém orienta que as pessoas não devem atravessar e adentrar em áreas inundadas ou enfrentar enxurradas, pois uma lâmina de água com 15 centímetros pode arrastar uma pessoa e com 30 centímetros até mesmo um veículo.

A Defesa Civil SP mantém orientações permanentes sobre o que fazer antes, durante e depois do período de chuvas e, também, os demais tipos de desastres por meio do aplicativo “Alerta SP”, disponível para download nos sistemas Android e IOS, e também no site SP Alerta. Alertas de risco também são enviados pelo SMS 40199. Basta enviar uma mensagem com o CEP da localidade desejada para o número 40199.

Todo o Sistema de Proteção e Defesa Civil estará, neste final de semana, de prontidão monitorando ininterruptamente as condições meteorológicas para acompanhar a formação e movimentação das chuvas em todo Estado. Os agentes de Defesa Civil Municipal realizarão vistorias em áreas de risco durante todos os dias.