Band Multi

Alunos de escola estadual protestam contra ação da PM

Eles reclamam da forma como foram abordados pelos militares

Por Edison Souza

Alunos fizeram passeata em Campinas
Alunos fizeram passeata em Campinas
Reprodução TV Bandeirantes

Um protesto organizado por alunos da Escola Estadual Francisco Glicério, em frente à Prefeitura Municipal de Campinas, marcou o início desta sexta-feira (27). Os alunos protestaram, segundo eles, contra assédio sexual e a abordagem da Polícia Militar na instituição de ensino.

A história toda começou quando um aluno teria importunado sexualmente uma das alunas da instituição na noite desta quinta-feira (26).  A reclamação foi feita junto à direção da escola e, como não teria sido tomada providência, amigos da vítima tentaram agredir o rapaz. 

A Polícia Militar foi acionada e começou uma grande confusão. O aluno acusado de assédio acabou desacordado e foi encaminhado ao Hospital Municipal Dr. Mário Gatti onde foi avaliado e já recebeu alta médica.

Hoje alunos desfilaram pelas ruas do centro da cidade carregando cartazes e gritando palavras de ordem contra a atuação dos militares.

Em nota, a Polícia Militar informa que foi acionada para atender a uma ocorrência de assédio. “As equipes compareceram ao local e foi preciso conter os estudantes que estavam alterados. Um aluno e um policial tiveram lesões leves e foram encaminhados para o Hospital da região. O caso foi registrado na Delegacia de Polícia da Infância e da Juventude (DIJ) de Campinas”, diz a nota.

Procurada, a Secretaria de Estado da Educação diz que repudia todo e qualquer tipo de violência dentro e fora das escolas.

“Foi registrado um boletim de ocorrência e o caso será inserido na Plataforma Conviva SP (Placon), que acompanha o registro de ocorrências escolares na rede estadual de ensino. A escola coloca à disposição dos estudantes o atendimento pelo Programa Psicólogos na Educação, se autorizado por seus responsáveis”, informa a nota da secretaria.