A Prefeitura de Americana inicia a programação de aniversário da cidade nesta quinta-feira (25), com ópera no Teatro Municipal. No sábado (27), dia em que a Princesa Tecelã completa 147 anos, o sambista Dudu Nobre encerra a programação na Praça Comendador Müller, às 19h.
O evento principal, com o sambista, tem início às 14h, com shows de artistas da região: DJ Pirulito, Isabela Siqueira (sertanejo), Yago Rocha (sertanejo), Grupo Badauê (samba), Pagode do Renan e New Samba (samba e pagode).
No repertório do músico e compositor, Dudu Nobre, está sucessos como "A Grande Família"; "Posso Até Me Apaixonar"; "Vou Botar Teu Nome Na Macumba" e "Camarão que Dorme a Onda Leva".
Ópera | Quinta-feira (25)
A ópera Pagliacci de Ruggero Leoncavallo abre a programação na quinta-feira (25), às 20h, no Teatro Municipal Lulu Benencase. A entrada é gratuita e os ingressos podem ser retirados na bilheteria do teatro, até o dia do evento, das 9h às 12h e das 13h às 17h.
A ópera mostra a trágica história de um triângulo amoroso. A trama começa quando uma companhia de circo chega a uma aldeia e o Palhaço principal anuncia o espetáculo.
A mulher do palhaço é a estrela do show e ele avisa o público de que, na peça, ela pode ser cortejada - mas que, na vida real, a situação seria diferente.
O Palhaço não sabe, mas a mulher tem um amante no vilarejo e os dois combinam de fugir enquanto o circo está na aldeia. Quando o casal é flagrado, o marido entra em desespero e promete se vingar, confundindo a vida real com a encenação de teatro.
Artes | Sexta-feira (26)
A Praça Comendador Müller, no Centro, recebe o Circuito SESC de Artes a partir das 16h, de sexta-feira (26). O destaque da programação é o show da cantora e compositora paulistana Drik Barbosa, que apresenta músicas que vão do rap ao pop, passando pelo funk, R&B e pagode.
A programação também inclui um ateliê de criação de fanzines denominado de "Grafiqueta Zine", e comandado pelo grupo paulistano Ateliê Libélula & Sarau Comics, com o objetivo de apresentar uma nova forma de comunicação social e expressão artística.
Quem gosta de arte circense vai se divertir com os cariocas do Circo Dux e o espetáculo "Mix Dux". Palito e Lucas vão desafiar as leis humanas jogando facas, torcendo corpos e fazendo música com objetos inusitados, em um verdadeiro show de acrobacia, malabarismo e ilusionismo.
"Quando Eu Morrer Vou Contar Tudo a Deus" é o nome da peça teatral encenada pelo grupo O Bonde. Eles vão apresentar a história do menino africano Abou, encontrado em uma mala tentando entrar no continente europeu. O espetáculo é baseado em uma história real e encenado ao som de tambores e violão.
Os mineiros do grupo Behoppers apresentam o estilo de dança batizado de Lindy Hop. A modalidade nascida nos anos 20 nos Estados Unidos une breakaway, charleston e sapateado e quem quiser pode dançar e se divertir durante uma aula aberta logo após a apresentação.
No campo da literatura, o coletivo paulistano Brotando em Mim apresenta "Histórias para guardar na memória", com uma seleção diversa de livros indicados para bebês, crianças e adultos.
*Sob supervisão de Rose Guglielminetti.