Band Multi

Amparo confirma primeiro caso de varíola dos macacos

Paciente é de um homem que esteve recentemente no Rio de Janeiro

*Rafaela Oliveira

Outras suspeitas de varíola dos macacos no Brasil são monitoradas.
Outras suspeitas de varíola dos macacos no Brasil são monitoradas.
Foto: Reuters

A Secretaria Municipal de Saúde de Amparo confirmou nesta sexta-feira (5) o primeiro caso de Monkeypox, conhecido como varíola dos macacos. Trata-se de um homem de 29 anos, que esteve recentemente na cidade do Rio de Janeiro. 

O paciente está em isolamento, com quadro clínico estável, e está sendo monitorado pela Vigilância Epidemiológica e pelas Secretarias de Saúde do Estado e do Município.

A monkeypox é uma doença infectocontagiosa transmitida por meio de contato direto, ou indireto, com uma pessoa infectada que apresente lesões na pele, por gotículas de saliva ou fluidos corporais.

Em nota, a Prefeitura de Amparo orienta à população tomar medidas de prevenção como uso de máscara e higienização das mãos e, em caso de sintomas característicos da varíola dos macacos, procurar imediatamente o atendimento de saúde.

Sintomas 

O principal sintoma é o aparecimento de lesões parecidas com espinhas ou bolhas que podem surgir no rosto, dentro da boca ou em outras partes do corpo, como mãos, pés, peito, genitais ou ânus;

  • Caroço no pescoço, axila e virilhas;
  • Febre;
  • Dor de cabeça;
  • Calafrios;
  • Cansaço;
  • Dores musculares.

*Sob supervisão de Rose Guglielminetti.  

Tópicos relacionados