Ana, a assistente virtual em teste da Secretaria da Saúde de Campinas (SP), irá enviar mensagens via WhatsApp para pacientes propondo a mudança de modalidade da consulta presencial para digital e, com isso, a antecipação do atendimento.
As pessoas que têm o encaminhamento do Centro de Saúde são o público-alvo da ação, que faz parte dos testes para oferta de teleconsultas em quatro especialidades e diminuir ausências em consultas.
Os testes serão feitos até o fim do mês com pacientes das especialidades de neurologia, reumatologia, gastroenterologia e dermatologia. Se a pessoa aceitar a oferta, a Secretaria de Saúde voltará a entrar em contato para dar as orientações. Se não aceitar, o paciente segue na espera pela consulta presencial.
A medida faz parte do programa "Acesso Fácil", que será lançado em breve e pretende facilitar o acesso do paciente aos serviços da rede de saúde municipal de Campinas.
Na semana passada foram iniciados os testes com inteligência artificial para diminuir as ausências em consultas e exames na rede municipal. Por meio de ligações telefônicas, a Ana verifica se o paciente pretende comparecer ao procedimento agendado. Se a resposta for negativa, a pessoa será orientada a comparecer ao Centro de Saúde para fazer o reagendamento.