Após 15 anos, Campinas libera alça de acesso que liga Pacaembu e Jd. Garcia

A estrutura liga os bairros Jardim do Vovô e Pacaembu ao Jardim Garcia e Jardim Aurélia

Da Redação

Após 15 anos interditada, a Prefeitura de Campinas (SP) liberou a alça de acesso do viaduto que liga os bairros Jardim do Vovô e Pacaembu ao Jardim Garcia e Jardim Aurélia. O acesso foi liberado na manhã desta quarta-feira (31). 

A estrutura, que fica na altura do km 97,3 e passa por cima da Rodovia Anhanguera, estava fechada por determinação da Justiça. Para a abertura, foram necessários ajustes na alça de acesso à marginal da Anhanguera no sentido São Paulo para proporcionar circulação do tráfego e regularização de acesso, entre outras adequações. 

A nova alça de acesso do viaduto do Jardim Garcia custou R$ 4 milhões e foi executada pela empresa Destro. O projeto foi aprovado pela Prefeitura, pela Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo) e pela concessionária CCR Aautoban.  

Por que demorou 15 anos para a obra ser entregue?

Segundo a prefeitura, a história começou em 2009, quando a concessionária, na época, não concordou com o acesso a esse local e entrou na Justiça, que acatou o pedido da CCR Autoban e fechou a entrada. A concessionária exigia um ângulo maior na alça para garantir a entrada de caminhões e carretas. A iniciativa privada não concordava porque a obra era muito maior do que tinha sido combinado no Termo de Acordo e Compromisso (TAC). 

“Rretomamos essa negociação e conseguimos o entendimento da empresa Destro para fazer o projeto que a concessionária e a Justiça exigiam. Foi um esforço imenso de articulação e convencimento da iniciativa privada para executar a obra de acordo com o questionamento judicial da concessionária”, explicou o prefeito Dário Saadi (Republicanos). 

Nova alça 

A região tem muitas empresas de grande porte e o acesso de caminhões e carretas na marginal da Anhanguera ficava comprometido. Por esta razão, a Autoban fez a interdição do viaduto até que fossem feitas as adequações necessárias para garantir fluidez e segurança no trânsito da marginal sentido capital.