Band Multi

Após dois anos, volta projeto Leitura no Leito em Campinas

As inscrições estão abertas para interessados a se voluntariar e levar boas histórias, para dar leveza ao corpo e à alma, para os pacientes

*Rafaela Oliveira

 Antes do início das sessoes, os voluntários passam por uma capacitação
Antes do início das sessoes, os voluntários passam por uma capacitação
Divulgação

As inscrições para projeto Leitura no Leito, em que voluntários leem para pacientes dos Hospitais Municipais, estão abertas. O horário para a leitura será das 15h às 16h, às terças-feiras, no Hospital Municipal Mário Gatti e às quartas-feiras no Complexo Hospitalar Prefeito Edivaldo Orsi (Hospital Ouro Verde). A iniciativa teve início em 2018, mas acabou sendo suspenso no período de pandemia. 

Os interessados em fazer parte deste projeto e ler para os pacientes deve enviar um e-mail a humanizacao@hmmg.sp.gov.br demonstrando interesse, e receberá um formulário com as orientações para fazer o cadastro. Os candidatos devem colocar no e-mail em qual local preferem atuar. O início e a escala de dias de leitura serão definidas, de acordo com o número de voluntários. 

Antes do início das sessoes, os voluntários passam por uma capacitação, pela qual recebem orientações de como esse trabalho deve ser feito e os protocolos a serem seguidos.  

“A leitura faz bem aos pacientes, diminui a angústia de estar no hospital, estimula a imaginação. E para quem lê também é muito gratificante, porque percebe como esse ato contribui para o bem-estar do outro, além da troca experiências”, diz Lucimeire Martini, coordenadora de Humanização da Rede Mário Gatti 

Os livros a serem lidos são disponibilizados nas unidades de saúde, e os voluntários também podem levar os próprios. A recomendação, explica Lucimeire, é que a leitura seja de temas leves, e se possível, curtas. “Poesias, por exemplo, são muito bem-vindas”, diz. O importante é uma boa história, para dar leveza ao corpo e à alma, durante a estada no hospital. 

*Sob supervisão de Rose Guglielminetti. 

Tópicos relacionados