Ana Villanueva, doutora em história pela Unicamp e Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela USP, lança nesta quinta-feira (14), dia do aniversário de 248 anos de Campinas, no Museu da Imagem e do Som, a partir das 16h, o livro ‘Arquitetura Neoclássica em Campinas – A Catedral Nossa Senhora da Conceição: desenho e conexões (1807-1883)’.
A obra conta sobre a arquitetura neoclássica de cidade, tendo como objeto de análise principal a Catedral Nossa Senhora da Conceição de Campinas, e os demais prédios neoclássicos existentes no período da construção da Catedral, chamada, na época, de “matriz nova”.
Segundo a autora, a Catedral é um objeto paradigmático da arquitetura clássica da cidade de Campinas dentro de um contexto brasileiro, por isso, a partir da apuração dos processos e tendo como fonte documentos históricos, o livro analisa a linguagem arquitetônica da fachada principal e do retábulo-mor.
Como público alvo da obra, a autora espera estudantes de arquitetura, história, turismo, engenharia, ciências sociais e áreas afins, além de pessoas interessadas na história da cidade de Campinas e região e, na história da arquitetura no Brasil e no mundo.
O livro custa R$ 160,00. Para adquirir, os interessados podem fazer a reserva e o pagamento diretamente para a Ana Villanueva, nesta quinta, no local do lançamento. A obra também pode ser solicitada pelo e-mail da autora: anavillanueva11@gmail.com.
Após lançamento, o livro estará disponível no site da Amazon e na livraria da editora Appris.
Serviço
Lançamento do livro ‘Arquitetura Neoclássica em Campinas – A Catedral Nossa Senhora da Conceição: desenho e conexões (1807-1883)’, da autora Ana Villanueva
Local: Museu da Imagem e do Som de Campinas – Palácio dos Azulejos – rua Regente Feijó 859 Alferes Raimundo 297 - Centro – Campinas-SP
Data: 14 de julho de 2022 – aniversário de Campinas
Hora: das 16h às 19h