A Secretaria de Saúde de Campinas prorrogou pela segunda vez a Campanha de Multivacinação e contra a Poliomielite, diante da baixa procura pelas vacinas. A ação deveria terminar nesta sexta-feira (30), mas deve prosseguir até o dia 30 de setembro.
Após 53 dias da campanha, apenas 45% das crianças, entre de 1 a 4 anos, foram vacinadas contra poliomelite - conhecida também como paralisia infantil. Segundo a Secretaria de Saúde, a meta é vacinar 95% para atingir a imunidade coletiva.
Para alcançar a meta, a Secretaria de Saúde precisa vacinar contra Pólio ao menos 49,5 mil crianças entre 1 a 4 anos, durante o período de 30 dias. No final deste período, a campanha que deveria durar um mês, chegará a mais de três.
A prefeitura, em nota, alerta que a vacinação contra esta doença é fundamental para evitar o risco de reintrodução do vírus. No Estado de São Paulo não há registro de poliomielite há mais de 30 anos, após o inicio das campanhas de vacinação.
Multivacinação
Em relação às demais vacinas, 12.408 menores de 1 ano compareceram às unidades, sendo que 10.219 atualizaram as carteiras. Entre as pessoas com idade de 5 a 14 anos, 15.164 compareceram às unidades e 7.506 regularizaram as doses atrasadas.
Além da vacina contra poliomielite, na campanha de multivacinação estão disponíveis as vacinas BCG, contra a tuberculose, imunizantes contra as hepatites A e B, poliomielite e rotavírus, a pentavalente - contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e doenças invasivas causadas pelo hemófilo b - também doses contra caxumba, febre amarela, sarampo, caxumba, rubéola, varicela e HPV.
Durante a semana, as vacinas são aplicadas em 66 centros de saúde (o CS Boa Esperança não faz a vacinação). As salas de vacinas abrem às 8h e encerram o atendimento 30 minutos antes do fechamento da unidade, o horário pode ser confirmado no site da prefeitura.
*Sob supervisão de Rose Guglielminetti.