Blocos de rua estão entre as atrações do Carnaval em Jundiaí

Fábrica das Infâncias Japy é um dos locais com programação

Blocos de rua estão entre as atrações do Carnaval em Jundiaí
Em Jundiaí, atrações como os blocos são destaques
Divulgação

A programação de Carnaval elaborada pela Unidade de Gestão de Cultura (UGC) de Jundiaí tem atrações variadas nesse Carnaval. Na Cidade das Crianças, na Jundiaí Terra da Uva, mais oito blocos vão passar pelos mais diversos pontos da cidade. Haverá programação de Carnaval, com entrada gratuita e com o objetivo de reunir público das mais diferentes idades.

Além das ações direcionadas na Biblioteca Pública Municipal Prof. Nelson Foot, com oficina de Carnaval, exposição de fantasias, concurso de fantasias para crianças e uma matinê ao som das antigas marchinhas, na Fábrica das Infâncias Japy, novo espaço voltado para a experimentação artística, formativa, criativa e reflexiva sobre as brincadeiras e as infâncias, a programação traz show musical e atividades de aventura para a garotada.

Já para os que gostam de assistir a passagem dos blocos carnavalescos da cidade, a programação completa dos desfiles pode ser conferida na Internet, na página oficial da Cultura https://cultura.jundiai.sp.gov.br/carnaval-2023/

Confira a programação neste fim de semana:

Fábrica das Infâncias Japy

As atrações aos finais de semana começam sempre às 10h30. No sábado (18/02), a atração programada é o show musical “Cantando Clássicos da Infância”, em que o grupo Duotone Musical promete misturar gêneros, ritmos, clássicos e nuances musicais dos mais diversos tipos, garantindo as canções apreciadas por todas as gerações e a animação para todos os participantes.

Já no domingo (19/02), é a vez da atividade física “Vivência em rede de corda”. Com mediação de Anderson Redressi, a atividade propõe à criançada uma aventura esportiva em uma instalação que se assemelha a uma teia de aranha.

A programação gratuita voltada para o público infantojuvenil integra o programa municipal Cidade das Crianças e pode ser apreciada por todas as famílias.

A Fábrica Japy fica na rua Lacerda Franco, 175, Vila Arens. 

Biblioteca Nelson Foot (BNF)

No sábado (18/02), a proposta é despertar na criançada o interesse por esta que é uma das maiores festas do Brasil e do Mundo. Pela manhã, das 10 às 12 horas, os artistas Caroline Verzenhassi e Renan Cupertino, da Cia. Som Duôco, realizam a oficina de confecção de instrumentos musicais com materiais recicláveis. A atividade tem participação livre e será um aquecimento para a programação da tarde.

Logo às 13h30, a Biblioteca recebe o primeiro desfile infantil de fantasias. A atividade é voltada para dois grupos: um de crianças de quatro a seis anos e outro de sete a dez anos. Todos os participantes receberão premiações e os três primeiros colocados das categorias receberão ainda um kit de brincar, com livro, máscara, giz de cera e kit bolha de sabão).

Na sequência do desfile, das 14h30 às 17 horas, as crianças que tiverem desfilado e as demais crianças na plateia, acompanhadas de suas famílias e amigos, poderão esbanjar sua animação na Matinê da Biblioteca, com a presença confirmada da Banda de Heróis, da Cia. Rick & Kelly, muito confete, serpentina e animação.

O público ainda poderá visitar duas novas exposições em seus espaços (Galeria Jundiaí e Sônia Cintra) reunindo duas paixões dos brasileiros: Carnaval, com a mostra “Fantasia, o Luxo do Samba” e Carros Antigos, “Tempos Dourados: 50 anos fazendo artes”, do artista plástico bragantino, Moraes.

A Biblioteca fica na avenida Dr. Cavalcanti, 396 – Complexo Argos. 

A exposição “Patrimônios Culturais de Jundiaí” é o destaque no local. Com entrada gratuita, a exposição é uma viagem pelas salas, por acervos que constroem múltiplas, porém nem sempre perceptíveis, identidades culturais de Jundiaí, rendendo uma homenagem a lugares e personalidades relevantes da História da cidade. 

O Solar do Barão fica na rua Barão de Jundiaí, 762, Centro. 

Museu Ferroviário

No local o visitante poderá conferir a exposição: “Ferrovias… muito além dos trilhos”, que, dividida em duas salas, é uma homenagem às contribuições da ferrovia e dos ferroviários, tanto no mundo, como no Brasil e em Jundiaí.

Por meio de documentos, fotos, réplicas e painéis interativos, a exposição visa narrar não só a importância da ferrovia para o desenvolvimento local e mundial, como também a importância de seus trabalhadores e trabalhadoras.

O Museu Ferroviário fica localizado na avenida União dos Ferroviários, 1.760 – Espaço Expressa (antigo Complexo Fepasa). 

Com entrada gratuita o público poderá visitar a exposição e videoinstalação, “Brasília, substantivo feminino”,  da artista Julia Coimbra Martin, que  vive e trabalha entre Jundiaí e São Paulo. A mostra pode ser visitada até dia 12 de março.

Outra possibilidade será a de conferir as exposições montadas com as obras da reserva técnica da Pinacoteca, como as obras de Diógenes Duarte Paes, Élvio Santiago e Inos Corradin.

A Pinacoteca fica na rua Barão de Jundiaí, 109, Centro.