A Prefeitura de Campinas (SP) reabre o Bosque dos Jequitibás neste sábado (12), após conclusão do manejo das árvores. O local, uma das principais áreas de lazer da cidade, estava fechado desde o dia 24 de janeiro, após a queda de uma árvore causar a morte de uma menina de 7 anos. Antes desse acidente, em dezembro do ano passado, a queda de uma árvore de grande porte do Bosque dos Jequitibás causou a morte de um motorista.
Agora, o parque volta a funcionar de terça-feira a domingo, das 6h às 18h. O bosque é um dos 25 parques e bosques de Campinas e recebe mais de 100 mil visitantes por mês.
Durante o manejo, necessário para reabertura do parque, foram cortadas 98 árvores que apresentavam algum risco de queda. O secretário de Serviços Públicos Ernesto Paulella, afirma que foi iniciado o plantio de muda em uma antiga trilha, que havia no meio do parque.
“No total, serão plantadas 25 árvores para cada uma que foi extraída, conforme prevê a legislação. Parte delas será no bosque e outras em praças e áreas verdes da bacia hidrográfica do Ribeirão Anhumas. Iniciamos o plantio no Bosque dos Jequitibás, com 50 mudas de árvores”, explica o secretário.
As espécies que já foram plantadas são aldrago, fedegoso, aroeira pimenteira, embaúba, unha de vaca, guanandi, guaçatonga, bacupari, angico-vermelho, jequitibá rosa, jequitibá branco, entre outras.
O parquinho e a academia do parque também passaram por reforma e pintura. A autarquia de Serviços Técnicos de Campinas (Setec) avisou aos comerciantes que atuam no Bosque dos Jequitibás sobre a reabertura do parque.
O manejo das árvores do Bosque dos Jequitibás teve início no dia 20 de julho, após aval do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat), ligado ao governo do Estado de São Paulo.